Solenidade de Entrega do Espadim 2019

Aconteceu na noite desta sexta-feira (26), no Pátio externo do Quartel do Comando Geral da PMMA– Calhau, em São Luis, a solenidade de Entrega do Espadim Tiradentes aos cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias, instituição de ensino que integra a Diretoria de Ensino da PMMA. Além desta, a solenidade celebrou também os 26 anos da APMGD com homenagens aos integrantes da 4ª Turma do Curso de Formação de Oficiais e aos “Amigos da APMGD”. A solenidade contou com a presença de autoridade civis e militares, familiares dos cadetes, oficiais e praças da corporação.

No total, cinquenta e dois cadetes do 1º ano do CFO da 24ª turma receberam o Espadim Tiradentes, símbolo da dignidade, da honra e do compromisso do cadete com a Polícia Militar do Maranhão e a sociedade.

O Espadim é utilizado durante o transcorrer do curso, como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, o Alferes da Tropa de Cavalaria de Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier, cognominado “Tiradentes”, que lutou em busca da justiça e da liberdade da pátria e que foi homenageado como Patrono das Polícias do Brasil.

Participaram da solenidade, o Comandante Geral da PMMA, coronel Ismael de Souza Fonsêca; o Subcomandante Geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro; o Diretor de Ensino da PMMA, coronel Laércio Ozório Bueno; o comandante da APMGD, o coronel Raimundo Sá; a Reitora da UFMA, Nair Portela;o Vice-Reitor da UEMA, Walter Canales Santana e o secretário Municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro; além dos oficiais e praças da corporação e convidados.

O Curso de Formação de Oficiais PM é fruto do convênio entre a Universidade Estadual do Maranhão e a Polícia Militar do Maranhão. A 24ª turma é formada por 52 jovens oriundos da capital e interior do Estado do Maranhão, possuindo ainda integrantes de outros Estados da Federação, todos aprovados em concurso vestibular. Os cadetes frequentarão, durante quatro anos, em período integral e regime de internato, o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar e na Universidade Estadual do Maranhão, sendo os aprovados, ao final do curso reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, graduados Bacharéis em Segurança Pública e declarados Aspirantes a Oficial PM.

De acordo com o comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), coronel Raimundo Nonato Santos Sá o espadim é o símbolo e a honra de todo cadete. Além disso, o comandante da APMGD agradeceu a todos os presentes e deixou sua mensagem aos cadetes, “sejam o orgulho da nossa instituição tratem bem a sociedade, parabéns a todos, sejam felizes e não se esqueçam do comprometimento com a instituição.” Afirmou o oficial.

O Diretor de Ensino da PMMA, coronel Laércio Ozório Bueno, destacou em sua fala a importância deste novo momento para os cadetes. “Depois de relativo tempo de convívio na nossa academia, a partir de agora podemos afirmar que os senhores fazem parte daquela escola de comandantes, onde serão formados e preparados para a honrosa missão de servir a sociedade maranhense”. O coronel encerrou sua fala desejando sucesso a todos os nobres cadetes.

O Comandante Geral da PMMA, coronel Ismael de Sousa Fonseca falou sobre a nobre missão policial militar e a caminhada do cadete na instituição.

 “Cadetes, hoje realmente inicia a caminhada dos senhores rumo ao oficialato da nossa Polícia Militar do Estado do Maranhão, é o primeiro passo receber o Espadim Tiradentes, símbolo do cadete”. Honrem a sociedade, honrem suas famílias, cumpram realmente o seu dever. A missão de policial militar é uma missão árdua, um sacerdócio, uma missão nobre. O comandante também agradeceu aos familiares dos cadetes por cederem seus filhos para essa nobre missão, os senhores iniciam a formação para serem futuros líderes da nossa instituição. E encerrou sua fala com uma mensagem aos cadetes, “a jornada é grande, mas ela é prazerosa e feliz”. Ressaltou o Comandante Geral.