PMMA realiza passagens de comando do CPAM-3 e do 21º BPM

A Polícia Militar do Maranhão realizou na manhã desta segunda-feira (20), no auditório da Secretaria de Segurança Pública, a solenidade de passagens de comando do CPAM-3 – Comando de Policiamento de Área Metropolitana 3 e do 21º BPM.
A solenidade foi presidida pelo secretário de Estado de segurança pública, Jefferson Portela, e contou com a presença do comandante geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, do secretário adjunto de segurança, Saulo de Tarso, do subchefe do Estado Maior Geral da PMMA, coronel Alfredo da Costa Silva, do delegado geral de Polícia Civil, Leonardo Diniz, de coronéis do alto comando da PMMA, de integrantes dos conselhos comunitários pela Paz da região Sul e demais autoridades.

Durante a transmissão de cargo, o coronel Honório Filho, assumiu o comando do CPAM-3 em substituição ao coronel Edvaldo Mesquita e o tenente-coronel Renato Abrantes Campos assumiu o comando do 21º BPM, substituindo o tenente-coronel Juarez Carvalho Júnior.

Em sua fala o secretário de segurança parabenizou os oficiais que deixaram o comando e desejou sucesso aos oficiais que assumiram os novos cargos. “Agradeço os serviços desempenhados pelos comandantes substituídos e tenho certeza que os novos comandantes darão continuidade aos trabalhos em prol da segurança pública do Maranhão”. O secretário também destacou a busca da interação entre as forças de segurança em prol de melhores resultados na redução da violência e combate à criminalidade. “Com a interação das forças de segurança e aproximação da sociedade civil por meio dos conselheiros comunitários integrantes do Pacto Pela Paz atingiremos cada vez mais resultados expressivos no combate ao crime”, disse.

O tenente-coronel Juarez Júnior estava há 1 ano e 2 meses no comando do 21⁰ BPM que cobre cerca de 50 bairros da zona rural e industrial de São Luís. O oficial destacou que a dedicação da tropa, o apoio do comandante geral e investimentos do governo garantiram a redução da criminalidade e aumento da sensação de segurança na área.

O coronel Edivaldo Mesquita recebeu uma homenagem dos conselheiros comunitários pelo trabalho desenvolvido, durante os dois anos e sete meses, no comando do CPAM-3. Para a conselheira Glória, da área do Itaqui Bacanga, o coronel Edivaldo Mesquita valorizou os conselhos e buscou a aproximação como as lideranças e comunidade. “Agradecemos ao coronel Edivaldo que sempre valorizou a interação com a comunidade, ouvindo atentamente os conselheiros e lideranças. Ele deixa um legado marcado por avanços e conquistas na área da segurança e bem-estar da comunidade”, relatou emocionada a conselheira.

CPAM-3 e 21º BPM

O Comando de Policiamento de Área Metropolitana 3, CPAM-3, órgão subordinado diretamente ao Comando Geral da corporação, é responsável pela preservação da ordem pública nos bairros da área de Itaqui-Bacanga e Distrito Industrial da capital, Estão subordinados ao CPAM-3, o 1º BPM e o 21º BPM.

O 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM), com sede no bairro da Estiva, no município de São Luís, é responsável pela segurança de cerca de 50 bairros  que compreendem a zona rural da capital e área industrial localizada no entorno da BR-135. Fazem parte da área de cobertura do Batalhão bairros como Maracanã, Estiva, Pedrinhas, Distrito Industrial, Rio Grande, Tibiri, Itapera, Coqueiro, Vila Itamar, Vila Esperança e Quebra Pote.