Ação Social no centro de Equoterapia da PMMA
Aconteceu durante toda a manhã de quinta-feira, 26, a EQUOIBRAPP, uma ação social que levou uma manhã de acesso a cidadania a crianças e adolescentes atendidos no Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão. O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), em parceria com a Polícia Militar e a Associação de Maranhense de Equoterapia.
O IBRAPP é uma instituição comprometida com a defesa das pessoas vivendo em situação de exclusão e vulnerabilidade social. Nesse sentido, vem colaborar com iniciativas voltadas para atender públicos diferenciados, destacando para essa ação a assistência às pessoas com deficiência que se constitui de uma parcela da população pouco valorizada e respeitada na sociedade.
Ao identificar o trabalho do Centro de Equoterapia da PMMA o IBRAPP abraçou essa causa a fim de contribuir positivamente para a melhoria das pessoas atendidas, por ser a equoterapia um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
A programação contou com consultas médicas, atendimento Psicológico, aferição de pressão, oficinas Pedagógicas, orientação social e jurídica sobre legislação social e benefícios para pessoas com deficiência. Simultaneamente houve recreação com passeio a cavalo, passeio na trilha, passeio de charrete, pintura, cama elástica, castelo encantado, serviços de beleza com corte de cabelo, spa das mãos e dos pés e limpeza de pele.
O Major Luís, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, abriu oficialmente o evento, agradecendo a presença de todos e a iniciativa do IBRAPP na idealização deste evento. O Major fez uso de passagens bíblicas enfatizando o amor a Deus e da importância da doação, para reforçar a importância para a PM em ser parceiros de ações como esta na sociedade maranhense.
Participaram da solenidade o subcomandante da PMMA coronel Edilson, o subchefe do Estado Maior da Corporação, coronel Iratan, o diretor de Apoio Logístico da PM, coronel Agostinho, o diretor do Centro de Equoterapia, capitão Marcio Silva, a Presidenta do IBRAPP, Rita Salgado, além de representantes de entidades sociais, colaboradores, voluntários e pessoas atendidas pelo Centro de Equoterapia.
![]() |
![]() |