Entrega de espadim aos cadetes do 1° ano do CFO 2012
A Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias realizou na noite de quarta-feira (14), a solenidade de entrega de espadim aos cadetes do 1° ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Maranhão. O evento foi realizado no Quartel do Comando Geral, no Calhau, em São Luís/MA, e contou com a presença de oficiais, familiares e amigos dos alunos CFO.
A turma foi batizada com o nome do coronel da reserva remunerada Demétrio Nascimento de Jesus. Formada por vinte e um jovens oriundos da capital e do interior do Estado. Todos aprovados em concurso vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
Durante a cerimônia foram homenageados os três primeiros lugares do vestibular da UEMA para o CFO. São eles: cadete PM 01/12 Wady Teixeira de Jesus Júnior; cadete PM 02/12 Lenílson Adriano Marinho Neres e em terceiro, cadete PM 03/12 Laerte Machado Ribeiro Júnior. Logo após a entrega do espadim foi realizado um baile, na sede da AABB, no Calhau, em São Luís/MA.
O Espadim, “arma símbolo” dos cadetes do Curso de Formação de Oficiais é originário da época do Czar Alexander III, que no Comando do Exército Russo, solicitou que seu armeiro forjasse pequenas espadas de aço em comemoração à vitória em campanha militar na cidade de Varna, hoje atual Bulgária, pois iria distribuí-las aos príncipes do Império Russo para que estes as portassem até estarem aptos a exercerem a função de Comando. Nas Policias e Corpos de Bombeiros Militares, o Espadim recebe o nome de seus patronos, sendo conhecido como “Espadim Tiradentes” nas Polícias Militares, e de “Espadim D. Pedro II” nos Corpos de Bombeiros Militares sendo entregue ao cadete após ser concluído o primeiro ano de curso. O Espadim Tiradentes, constituído pela união harmônica do aço, do ouro e do marfim, trás em sua lâmina a inscrição em latim “Pro-lege Vigilanda”, que significa para vigilância da lei, e é conferido ao Cadete da Polícia Militar do Maranhão como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, como referência e culto à memória do Mártir da Inconfidência Mineira.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |