Colégio Militar Tiradentes I realiza formatura do ensino médio em São Luís

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizou no final da tarde de sexta-feira-feira (5), a solenidade de conclusão do Ensino Médio dos alunos do Colégio Militar Tiradentes I (CMT I), unidade situada no Bairro Vila Palmeira, em São Luís (MA). A formatura aconteceu no Quartel do Comando Geral da Corporação, no bairro do Calhau, e contou com a presença de autoridades civis e militares, professores, convidados e familiares dos alunos.

No total, 239 estudantes que concluíram o 3° série do Ensino Médio participaram da formatura, que marca mais um ciclo na vida estudantil. Vários momentos marcaram a solenidade, como discurso do orador da turma, entrega de estandarte e canudos, homenagens aos alunos destaques, juramento, desfile militar, as fotos com a família e, claro, o tradicional fora de forma (evolução em ordem unida dos formandos) com o lançamento da boina para o alto.

A turma leva o nome do professor de Biologia da Escola, Roberto Mancini e tem como padrinho o Secretário de Segurança Pública, Mauricio Martins. Durante a solenidade aconteceu também a homenagem e premiações aos três primeiros colocados; Giovane Melonio (1º), Carla dos Reis (2º) e Alida Sousa (3º). Autoridades civis e militares também foram homenageadas com placas da turma.

A festa contou com a presença de vários familiares como Sandra Viana, mãe do  formando Artur Cantanhede. Para ela o momento representa uma grande vitória. “Esperei muito por esse momento e tenho a certeza que foram anos inesquecíveis e de grande aprendizagem na vida do meu filho”, disse a mãe.

O Comandante-geral da PM, coronel Paulo Fernando, falou da emoção dos familiares dos alunos e destacou a importância do encerramento de mais um ciclo. “A Polícia Militar sente-se honrada em contribuir na formação dos alunos, transmitindo valores éticos e morais que servirão para galgarem os melhores resultados”, declarou o comandante. “Parabéns aos alunos, familiares e todos que integram essa grandiosa escola. São alunos que foram formados com excelência, recebendo conhecimento didáticos e valorosos para suas futuras carreiras”, finalizou.

Já o vice-governador Felipe Camarão lembrou da importância do apoio familiar e da coroação de uma conquista coletiva. “Estamos diante de uma conquista coletiva que envolve familiares e diversos profissionais que de alguma forma fizeram parte de importantes momentos na vida de cada um dos alunos. Alunos que saírão melhores do que entraram”, destacou o vice-governandor.

Escolas de referência

O Colégio Militar Tiradentes I teve sua origem no ano de 2006 fruto da parceria entre a secretaria de segurança pública e a secretaria estadual de educação.  Segundo o diretor geral da Escola, tenente-coronel Pedro Brandão, o CMT 1 tem sido destaque ocupando o 1º lugar no ranking das melhores escolas públicas do Estado nos exames do ENEM. Um percentual significativo de seus alunos tem ingressado no nível superior em universidades do nosso Estado e em outras unidades da federação.

Atualmente existem 23 unidades dos Colégios Militares Tiradentes em todo o Estado.  Como reflexo da excelência do ensino, os CMTs têm se destacado no ranking de desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), figurando entre os primeiros lugares entre as escolas da rede estadual.  Todos os anos as unidades de ensino participam com resultados expressivos das Olimpíadas Nacionais do Conhecimento e competições esportivas estaduais e nacionais e participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia por meio da Jornada de Foguetes e Robótica.

O CMT permiti ao aluno desenvolver atitudes e incorporar valores familiares, sociais e patrióticos que lhe assegurem um futuro de cidadão patriota, cônscio de seus deveres, direitos e responsabilidades, qualquer que seja o campo profissional de atuação no futuro.