PMMA realiza formatura de entrega do espadim Tiradentes da 29ª Turma do CFO
Quarenta e quatro cadetes do 1º ano do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) receberam o Espadim Tiradentes, durante a 29ª formatura militar do curso, realizada na quinta-feira (18), no pátio do Comando Geral da PM, no Calhau, em São Luis (MA).

Estiveram presentes no evento o Subcomandante geral, coronel Ribamar Costa, o diretor de Ensino da PMMA, coronel Márcio Silva, o comandante da APMGD, coronel Nicolau Sauaia, coronéis do alto comando da PM, comandantes de unidades da capital, oficiais, praças e familiares dos formandos.
A entrega do Espadim Tiradentes é o momento em que os Cadetes do CFO I da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD) recebem o símbolo da dignidade, da honra e do compromisso à Polícia Militar do Maranhão – PMMA e à sociedade maranhense. Ela é conferida ao cadete que a utilizará durante o curso como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, em reverência e culto à memória do mártir da Inconfidência Mineira, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, ‘Tiradentes’.

Durante a solenidade houve a premiação dos três primeiros colocados da 29ª turma do CFO, os cadetes; Matheus Oliveira (1º), Caio Sóstenes Costa (2º) e Antônio da Silva Dias (3º). Eles foram homenageados perante a tropa e receberam das mãos das autoridades e de seus padrinhos os Espadins.
Para o coronel Ribamar Costa, Subcomandante geral da PMMA, ressaltou que a entrega do Espadim é uma solenidade, na qual os cadetes estão iniciando, de fato, sua jornada no mundo militar. É a confirmação e o compromisso que cada um faz com a Polícia Militar e com a sociedade a fim de se dedicar e após formados bem servir a população e combater o crime.

CFO
O Curso de Formação de Oficiais PM é fruto do convênio entre a Universidade Estadual do Maranhão e a Polícia Militar do Maranhão. A 29ª turma é formada por 44 jovens oriundos da capital e interior do Estado do Maranhão, possuindo ainda integrantes de outros Estados da Federação, todos aprovados em concurso vestibular. Os cadetes frequentarão, durante quatro anos, em período integral e regime de internato, o Curso de Formação de Oficiais na Academia de Polícia Militar e na Universidade Estadual do Maranhão, sendo os aprovados, ao final do curso reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, graduados Bacharéis em Segurança Pública e declarados Aspirantes a Oficial PM.
APMGD
A Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias é o órgão de ensino superior da Polícia Militar do Maranhão destinada à formação dos oficiais da corporação dentro de uma filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana. Nesses 31 anos, também já formou cadetes para outros estados do Brasil. Atualmente, é comandada pelo Coronel Nicolau Sauaia.
















