Polícia Militar garante tranquilidade nas festas de final de ano

destDurante as festividades do Reveillon 2013, o público teve à sua disposição um forte aparato de segurança para que a tranquilidade fosse garantida durante os shows e espetáculos de fim de ano. A Polícia Militar garantiu a segurança nas festividades com o emprego de um efetivo de mais de 1500 homens empregados na capital, e distribuídos em 16 centros comerciais, sete barreiras de abordagem, nove paradas de ônibus e 10 pontos de praias (Guia, d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água, Meio, Araçagi e Panaquatira). Foram feitas também incursões em bairros e nas proximidades de bares, restaurantes e hotéis que tiveram programação de Ano-Novo. Câmeras de videomonitoramento, equipes a pé, em viaturas, o Grupo Tático Aéreo e a cavalaria também foram usados para dar segurança aos brincantes.

Este ano a PM contou com uma novidade: o Centro de Comando Móvel, um ônibus equipado com aparelhagem de videomonitoramento e comunicação de alta tecnologia.

A unidade móvel possui uma câmera que sobe 15 metros e tem alcance de quase dois quilômetros. As imagens aparecem em monitores de led e podem ser acessadas, em tempo real, por operadores de plantão do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops). Outro recurso é o transceptor, aparelho por meio do qual os plantonistas podem entrar em contato com policiais em viaturas.

O sistema foi utilizado nos cinco dias de festa, principalmente na Lagoa da Jansen, onde ocorreram os Shows da Virada. Já os locais de entrada e saída de São Luís, como a rodoviária e o Terminal de Ferry Boat, receberam reforço no patrulhamento. A ideia da PM foi reduzir em até 25% o número de ocorrências em comparação ao Réveillon do ano passado.01