Operação do IBAMA, BPA e da SEMA apreende embarcações na área do Parcel Manuel Luís

destA operação “Argus”, desencadeada pelo IBAMA, com o apoio da Secretária Estadual do Meio Ambiente – SEMA e o do Batalhão de Policiamento Ambiental – BPA, da PMMA, iniciada no final do mês de fevereiro, na área do Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís, apreendeu, durante  cinco dias, duas embarcações com 120 manzuás e 600 quilos de peixes.

As embarcações pertencem a uma empresa da cidade de Luís Corrêa, no Piauí. Os proprietários informaram ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que apresentaria a documentação de uma delas. No barco San Diego V foram encontrados cerca de 400 kg de peixes e no San Diego IV, 200 kg.

As embarcações, os pescados e petrechos foram trazidos para São Luís, nesta quinta-feira (28), e levados pelo Ibama, para o Porto Ponta da Espera, para a retirada do material apreendido (pescados e petrechos). O pescado será doado para instituições filantrópicas de São Luís.

O objetivo da operação foi coibir a pesca irregular e predatória no Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís e, também, a pesca da lagosta durante o defeso do crustáceo. “Os órgãos responsáveis pela fiscalização dos ilícitos ambientais estão articulados no sentido de coibir, de forma cada vez mais intensa, essas irregularidades”, disse a coordenadora da operação da pela Naiara Valle, da Superintendência de Biodiversidade e Áreas Protegidas da Sema.

A operação teve a participação de dois analistas ambientais, dois analistas do Ibama e quatro policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).