Policiais militares do Ceará ministram curso de policiamento motociclístico aos PM’s do Maranhão

destFoi realizada no meio da manhã desta segunda-feira, 08, no auditório do Quartel do Comando Geral da PMMA, no Calhau, em São Luís, a aula inaugural do curso de policiamento com motocicletas, que será ministrado entre os dias 08 a 19 deste mês, por policiais militares do Ceará aos do Maranhão.

O objetivo do curso é melhor preparar e qualificar os policiais militares do Maranhão para essa modalidade de policiamento, com emprego em ações e operações táticas, capacitando-os para o melhor atendimento à sociedade maranhense.

Serão mais de dez dias de treinamento, com conhecimentos teóricos e práticos que serão passados por três policiais militares que fazem parte do Batalhão RAIO (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas), criado em 2004 no Estado cearense. Ao todo, 41 PM’s – da capital e do interior do Maranhão – farão o curso. 

Participaram da mesa de abertura dos trabalhos o coronel Agostinho Silva, chefe do Estado Maior da corporação, representando o comandante da PMMA, coronel Franklin Pacheco Silva; o coronel Flávio de Jesus, diretor de Ensino; o tenente-coronel Pimentel, subdiretor de Ensino; o tenente-coronel Luongo, comandante da Unidade de Segurança Comunitária (USC); o tenente-coronel Sá, comandante do Batalhão de Polícia de Choque e coordenador do curso; os capitães Araújo e Valentim, da PM do Ceará. 

Segundo o capitão Araújo, o RAIO atua em sintonia com o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) com base em dados estatísticos de criminalidade dentro da área metropolitana cearense, atendendo ocorrências de maior vulto, como sequestro relâmpago, “saidinha bancária” e etc. 

O coronel Flávio enfatizou a importância de cursos como esse e falou da atuação do policiamento com motocicletas na capital maranhense. “Apesar de já existirem equipes policiais desse tipo de modalidade, na capital e no interior, é a primeira vez que um curso desse molde é realizado no Maranhão. É um tipo de policiamento que exige, do policial, técnicas diferenciadas de patrulhamento e abordagens, e sua atuação possui uma maior eficiência, haja vista ser desenvolvido sobre duas rodas, o que possibilita aos profissionais uma melhor atuação no atendimento às ocorrências diante dos constantes congestionamentos nas principais capitais brasileiras”, ressaltou o coronel.

Em entrevista ao PM Repórter, o comandante do BPChoque falou de sua expectativa em relação ao curso. “A equipe RAIO possui técnicas mais avançadas. A nossa expectativa é melhorar as técnicas do nosso grupamento de motocicletas (Esquadrão Águia) e aumentar o número de equipes nas ruas, melhorando, com isso, o atendimento às ocorrências de grande vulto na nossa cidade”, disse o tenente-coronel Sá.