Comando do 15º BPM reativa o PROERD nas escolas públicas municipais de Bacabal-MA

destO comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar de Bacabal, tenente-coronel Egídio, participou no dia 04, às 09h, no auditório da secretaria municipal de Educação, da cerimônia de apresentação do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência). Estiveram presentes na reunião Waltersar Carneiro, secretário municipal de educação do município de Bacabal; tenente Mauro Silva, coordenador pedagógico; soldados PM Valderi e Ivanildo, instrutores do Proerd, convidados e professores.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos. Possui também material didático, livro do estudante, livro dos pais e o manual do instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e policiais PROERD no desenvolvimento das lições.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz. Em Bacabal, o programa foi implantado no ano de 2003.

O tenente-coronel Egídio pediu a união de todos, secretário, coordenadores pedagógicos, diretores e professores, para que juntos, reativem o programa, considerado com um dos mais importantes programas sociais da PMMA.

Por sua vez o secretário de Educação, Waltersar Carneiro, externou a felicidade e satisfação em reativar o Proerd ainda no primeiro semestre. Disse ainda o secretário que acompanhou a implantação do programa em 2003 e julga como necessário e urgente o seu ressurgimento.

01