APMGD comemora aniversário e entrega Espadim Tiradentes a cadetes

destUma extensa programação marcou as comemorações de aniversário de 20 anos da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias – APMGD. Como parte da programação, foi entregue aos cadetes o Espadim Tiradentes, arma símbolo do aluno do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PMMA.

Durante a semana, foram realizadas celebrações religiosas nas dependências do Quartel do Comando Geral (QCG). Na noite de sexta-feira, 26, foi realizada a solenidade militar de entrega do Espadim Tiradentes aos 26 cadetes que compõem a 19ª turma da APMGD. Familiares e amigos lotaram o auditório do Hotel Luzeiros, na Ponta D’Areia, em São Luís, para prestigiarem a cerimônia oficial.

Diversas autoridades civis e militares também prestigiaram a festa, dentre elas, o coronel Roberto Silva, da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional da Secretaria de Segurança Pública, o coronel Franklin Pachêco, comandante geral da PMMA, o coronel Evanildo Soares, do Comando de Policiamento do Interior, o coronel da Reserva Remunerada e primeiro comandante da APMGD, Delary Cantanhede, o tenente-coronel Raimundo de Jesus, atual comandante da Academia, o tenente-coronel Silva Filho, chefe da Seção de Relações Públicas e Comunicação Social da PM, e o tenente-coronel Heber Costa, comandante do 24º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro.

Em seu pronunciamento, o coronel Franklin ressaltou a importância da APMGD para a formação de oficiais militares. “Todo cadete deve sonhar em comandar, quando alcançar o último posto da carreira, a Polícia Militar, mas ele deve, sobretudo, comandar primeiro a Academia que forma líderes, da qual vocês fazem parte, agora”, disse o oficial.

Após a solenidade militar, os cadetes e seus familiares participaram, na Associação do Ministério Público do Maranhão, no Calhau, do tradicional Baile do Espadim, que teve a presença de professores e oficiais militares do Curso de Formação de Oficiais e de oficiais superiores do Alto Comando da PMMA.

A Academia é o órgão de ensino superior da Polícia Militar do Maranhão destinada à formação dos oficiais da corporação dentro de uma filosofia de respeito à vida, à integridade física e à dignidade da pessoa humana.

Nesses 20 anos, também já formou cadetes para outros estados do Brasil. O CFO, reconhecido pelo MEC, é fruto do convênio firmado no ano de 1993 entre Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e PMMA, e tem a duração de quatro anos.

01 02