Ações do 16º BPM

Policiais militares do 16º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão, lotados na cidade de Brejo, apreenderam na noite da quarta-feira (20) um menor de idade após realizar assaltos à mão armada em diversos pontos da cidade.
Os policiais militares de plantão na cidade de Brejo receberam a denúncia que uma dupla em uma motocicleta Honda Pop vermelha estava realizando assaltos pela cidade utilizando uma arma de fogo. De imediato os militares realizaram diligencias e conseguiram localizar um dos suspeitos que se tratava de um menor de idade que fora capturado e contido por populares até a chegada da guarnição, após um princípio de linchamento.
Durante a revista pessoal e após uma busca no local, foi encontrada uma arma de fogo de fabricação artesanal (calibre .38) municiada, além dos dois celulares supostamente subtraídos das vítimas. O menor fora encaminhado ao hospital para os devidos procedimentos médicos e em seguida apresentado na Delegacia de Polícia Civil local para serem adotadas as medidas cabíveis.

Na manhã desse mesmo dia um policial militar do 16º BPM conseguiu prender Edeilson Pereira de Vasconcelos por porte ilegal de arma de fogo dentro de um ônibus interestadual, na cidade de Buriti.
O militar do 16º BPM que viajava em um ônibus interestadual percebeu o homem identificado como Edeilson Pereira de Vasconcelos em atitude suspeita ao embarcar no ônibus. Em momento oportuno, o policial militar efetuou uma abordagem ao suspeito e com ele encontrou uma arma de fogo de fabricação artesanal (garrucha), nesse momento, deu voz de prisão ao mesmo. Durante a revista pessoal ao suspeito, fora encontrado um kit de recarga para arma de fogo (chumbo, pólvora e espoleta), além de um canivete, um colar, diversos pertences e determinada em dinheiro.
Com apoio da equipe da Polícia Militar de plantão na cidade de Buriti, o preso fora conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia do município, para serem adotadas as medidas adequadas.
Durante toda a semana o 16º BPM manteve ações contra a criminalidade.

Na segunda-feira (18), policiais militares que compõem a equipe águia da unidade realizaram a prisão de João Victor Ferreira Andrade em posse de uma motocicleta com registro de roubo/furto no bairro Areal, em Chapadinha.

Enquanto realizavam as rondas de rotina pelas ruas do bairro Areal, observaram o suspeito João Victor Ferreira Andrade em uma motocicleta Honda Pop preta, pilotando em alta velocidade e realizando manobras de direção perigosa. De imediato ele foi abordado pela guarnição que verificou que a moto possuía restrição de roubo/furto na rede de informações INFOSEG.
O infrator fora conduzido à Delegacia de Polícia Civil local para serem tomadas as medidas legais.


Já na manhã da terça-feira (19), policiais militares do 16º BPM, lotados na cidade de Santa Quitéria-MA, prenderam Arnildo Sousa Rocha, Maria do Socorro Pereira de Oliveira e Camila Veloso por falsidade ideológica e estelionato em uma agência bancária.
A equipe da Polícia Militar de serviço na cidade de Santa Quitéria recebeu uma denúncia informando sobre três indivíduos em atividade suspeita em uma agencia bancaria da região. No local, os policiais encontraram os suspeitos Arnildo Sousa Rocha, Maria do Socorro Pereira de Oliveira e Camila Veloso, tentando utilizar um documento de identidade falso para efetuar um saque vultoso na agência (R$ 160.000,00).
Diante dos fatos, o trio foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil do município para a adoção das medidas apropriadas.