Alunas do Colégio Militar Tiradentes de Imperatriz apresentam projeto na Feira de Ciências e Engenharia em São Paulo

destO projeto “Desenvolvimento de recursos computacionais para análise e interpretação parabólica das funções quadráticas utilizando MAPLE visando melhorias no processo ensino-aprendizagem”, realizado pelo Colégio Militar Tiradentes, de Imperatriz, teve início no dia 25 de junho de 2011 e este foi apresentado pelas alunas Sara Nascimento Reis, Laryssa de Sousa Camelo e o professor/orientador Gesivaldo dos Santos Silva.

A primeira feira em que o projeto fora inscrito foi na Feira de Ciência e Tecnologia do Sul do Maranhão (FECITEC), no final de agosto/início de setembro de 2011. Lá, o projeto foi credenciado para duas feiras, uma nacional e outra internacional. A nacional foi a “CIÊNCIA JOVEM” que aconteceu no período de 24 a 28 de outubro de 2011, em Pernambuco, mais precisamente na cidade de Olinda, onde as alunas ficaram em 4º lugar na área de D.T. – Desenvolvimento Tecnológico e a internacional foi a “EXPO CIÊNCIA” na cidade do México, por coincidência de datas a opção foi pela nacional.

As alunas foram inscritas na “FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia”, e estas foram escolhidas entre mais de 1.000 inscritos e classificadas como finalistas tendo o projeto numerado “EXA39”. A feira aconteceu nos dias 13 a 17 de março de 2012 na Cidade Universitária de São Paulo, mais precisamente na Escola Politécnica da USP.

Foram dois dias de premiações. No primeiro dia, fora: CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO INTERNACIONAL e CURSO DE INGLÊS PELA IBM – INTERNATIONAL BUSINESS MACHINES. No segundo dia de premiações, o prêmio recebido fora o de “DESTAQUE FEBRACE – 2012” conseguindo o “3º LUGAR NO GERAL NA ÁREA DE EXATAS E CIÊNCIAS DA TERRA”. Para finalizar, as alunas receberam da PETROBRÁS uma lanterna USB e um HD externo de 500 GB como prêmio para escola.

Para o diretor da escola capitão Alan, a importância intelectual e emocional da participação destas alunas no referido evento onde concorremos com instituições de ensino médio das redes públicas federais  e estaduais, assim como privadas de todo o Brasil, a comunidade escolar e a sociedade imperatrizense está muito feliz por mais uma participação positiva do colégio Militar Tiradentes , desta vez engrandecendo também o nome do Estado Maranhão e em especial da cidade de Imperatriz.

 

01

Alunas durante apresentação

02

Professor e as alunas durante premiação