Alunos do Colégio Militar Tiradentes participam de Mostra de lançamento de foguetes em São Luís

 

destAlunos do Colégio Militar Tiradentes – CMT, de São Luis, participaram da VII Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), modalidade foguete de garrafa pet, que aconteceu nos dias 27/04 e de 04/05 na pista do Kartódromo, no bairro do Outeiro da Cruz. O evento que acontece em duas etapas e está atrelado a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), onde no final de todas as atividades inerentes as etapas, dentre elas os lançamentos de foguetes, os alunos participantes (alunos do ensino fundamental e do ensino médio) farão uma prova no dia 10/05/2013 sobre conteúdos de Astronomia, Astronáutica e Energia, que habilitará a equipe campeã a disputar as finais em outro estado.  A coordenação informou ainda que no dia 08/05, quarta-feira próxima, os professores do CMT estarão realizando mais uma atividade prática da MOBFOG 2013, com a modalidade foguete de papel, voltada para os alunos de 5ª a 7ª série do ensino fundamental.

Equipes campeãs da VII MOBFOG 2013 no CMT – modalidade foguete de garrafa pet

 Ensino fundamental

1º lugar: Equipe 03 (8ª série C) – alcance de 55,00m

2º lugar: Equipe 02 (8ª série B) –  alcance de 47,80m

3º lugar: Equipe 01 (8ª série A) – alcance de 37,30m

Ensino médio

1º lugar: Equipe 10 (1º ano F) – alcance de 211,24m

2º lugar: Equipe 29 (3º ano D) – alcance de 209,36m

3º lugar: Equipe 06 (1º ano D) – alcance de 207,66m

Mais Informações 

01A primeira equipe colocada do ensino médio da competição estará concorrendo a uma vaga na etapa final da VII MOBFOG 2013 (Jornada de Foguetes), evento este que acontecerá na cidade de Barra do Piraí, estado do Rio de Janeiro, no mês de outubro, onde reunirá as 30 melhores equipes do país, ou seja, as escolas que obtiveram os melhores lançamentos do Brasil. A OBA registra anualmente cerca de nove mil escolas previamente cadastradas no evento. 

O Colégio Militar Tiradentes já participa da OBA desde 2010 e tem conseguido destaque a nível estadual e nacional, alcançando a cada ano, resultados cada vez melhores, sob a coordenação geral do profº de Física e militar Fábio Henrique Ribeiro Quim. Em 2011, a escola ficou entre as 30 melhores do país, sendo uma das poucas do Maranhão classificada para participar da etapa final do evento, que aconteceu na cidade de Passa Quatro, estado de Minas Gerais.

No ano passado, a escola foi classificada novamente para a etapa final, que aconteceu na cidade de Barra do Piraí, estado do Rio de Janeiro, concorrendo com escolas de diversos estados do Brasil, onde a equipe de alunos, coordenada e auxiliada respectivamente pelos professores militares Fábio Ribeiro e Wendell Menezes ficou entre as 5 melhores do país, além de ter obtido boas pontuações nas provas de nível teórico, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, o que resultou em premiação com medalhas e possibilidades de bolsas de iniciação científica. 

Este ano de 2013, o CMT conseguiu o melhor resultado dos últimos anos nos lançamentos de foguetes de garrafa pet, com 211,24m de alcance, tendo grandes chances de chegar à etapa final (Jornada de Foguetes) mais uma vez e conseguir novamente ótimos resultados no quadro nacional desta olimpíada.

O que é a OBA

            A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e ELETROBRAS FURNAS  entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

O que é a MOBFOG

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, previamente cadastradas na OBA.

Envolve os alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem duas fases e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de equipes, mas o ideal é que cada equipe tenha no máximo 5 (quatro) alunos. Ao final da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.