AULA INAUGURAL DO IV ESTÁGIO BÁSICO DE AÇÕES DO BATALHÃO DE CHOQUE (EBAC)

A Polícia Militar do Maranhão, por meio do Batalhão de Choque, realizou no final da tarde desta quarta-feira (04), a aula inaugural do Estágio Básico de Ações de Choque (EBAC). O evento aconteceu no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, no Calhau. Na solenidade, esteve presente o Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Ismael Fonsêca, o subcomandante geral, coronel Pedro Ribeiro, o coronel Eurico Alves, Subchefe do Estado Maior, o comandante do Batalhão de Choque, coronel Edeilson Carvalho, o coronel Alberto Nasser, Diretor de Saúde e Promoção Social (DSPS), a coronel Edilene Soares , Diretora de Ensino, o coronel Nilson Marques, comandante do BOPE, demais oficiais e praças.

O Estágio Básico de Ações do Choque (EBAC), conta com 40 alunos, destes 25 da capital e 15 do interior e terá duração de 15 dias. O curso tem por objetivo prepará-los para atuarem nas operações do Batalhão de Choque, e par isso serão capacitados no uso e manuseio dos mais diversos armamentos como; armas de incapacitação de meios musculares, armas de impacto controlável, agentes químicos, além de disciplinas da grade curricular policial como legislação, armamento e tiro. Ao fim do treinamento os policiais estarão aptos para atuarem em ações de controle de distúrbios civis, desobstrução de vias, estabelecimentos prisionais, reintegração de posses e demais operações.

O Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela, repassou aos presentes, “Quero parabenizá-los pela iniciativa de se disporem em realizar o treinamento do EBAC. Ao fim deste curso, posso afirmar com toda certeza, que os senhores serão influenciados por meio desta experiência a serem melhores policiais, porque o objetivo do curso é proporcionar aperfeiçoamento técnico e também intelectual. São estas ações que vem causando uma redução de 85% nos crimes contra a vida no Estado do Maranhão em relação ao ano de 2014. Reflitam e compartilhem os conhecimentos que vocês iram obter durante o curso.” considerou o secretário de segurança.

O Comandante Geral da PM, o coronel Ismael Fonseca, salientou “Os senhores e as senhoras estão integrando o Estágio do EBAC, estarão recebendo a capacitação na área do Batalhão do Choque, no sentido de somar os conhecimentos para o trabalho diário. O conhecimento não tem hierarquia, mas são poucos que abrem a mente para adquiri-los. Vocês são as autoridades que fazem a instituição, ser a fortaleza que é. Agradeço a todos por adquirirem o conhecimento do curso do EBAC”, destacou o Comandante Geral da PM.