Cadetes do 1º ano do CFO da PMMA têm aula inaugural com reitor da UEMA

destCadetes da Polícia Militar do Maranhão e seus familiares estiveram no auditório do Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, em São Luís, para a aula inaugural do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2013, evento que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18. A 19ª turma de cadetes é formada por vinte e seis alunos, que já iniciaram o período acadêmico-militar na Academia de Polícia Militar do Maranhão (APMGD) e na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O CFO é fruto de um convênio firmado entre a Polícia Militar e a UEMA. Essa cooperação mútua entre essas duas instituições foi concretizada em 1993, e visa a formação técnico-científica de futuros oficiais da PM para atuarem na Segurança Pública. O cadete, como é chamado o aluno do CFO, tem uma formação de quatro anos com aulas teóricas e práticas entre a Academia militar e a Universidade. Após esse período, o cadete é declarado Aspirante, que terá um período de cerca de seis meses para estágio prático nas Unidades militares do Estado. Por fim, o profissional é promovido ao posto de 2º tenente, sendo bacharel em Segurança Pública. 

Oficiais superiores do Comando Geral da PM, comandantes de Batalhões, chefes do Estado Maior Geral e representantes de outras instituições militares prestigiaram o evento. O subcomandante geral da corporação, coronel Edilson Moraes, representou o comandante geral, coronel Franklin Pacheco. O reitor da UEMA, professor doutor José Augusto Silva Oliveira, foi convidado para ministrar a palestra da aula inaugural, que teve como tema “O Profissional do Século XXI”.

O coronel Edilson deu as boas vindas aos novos cadetes e falou das dificuldades que os candidatos ao CFO enfrentavam antes do convênio com a UEMA. “Temos, em nossa corporação, diversos oficiais que foram formados no Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, etc. Antes do convênio, era tudo mais difícil para o maranhense”, enfatizou o coronel.01

Sobre o convênio com a PMMA, o reitor Augusto Oliveira destacou a importância dessa união. “Dentre as diversas parcerias que a UEMA tem firmado, a com a PM é uma das mais exitosas, por formar, todos os anos, diversos oficiais que irão servir a sociedade maranhense”.

Em sua palestra, o professor falou sobre o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes ao policial militar, sobre os valores éticos e morais para o desenvolvimento de suas atividades no serviço de Segurança Pública, e disse ainda: “O profissional do século 21 é aquele que sabe administrar uma situação profissional complexa”. 

Após a palestra, o comandante da APMGD, tenente-coronel Jesus, entregou um certificado em agradecimento às explanações do reitor Augusto Oliveira na aula inaugural.