Comandante da Polícia Militar vistoria circuitos de carnaval
Conforme o planejamento do Comando do Policiamento Metropolitano (CPM), mais de 1000 policiais estão sendo empregados nas modalidades de policiamento a pé, motorizado e montado nos dias da festa carnavalesca na região metropolitana. O comandante geral, coronel Franklin Pachêco Silva, acompanhou, na noite de sábado, dia 9, o policiamento empregado em várias áreas de folia em São Luís. Estavam na comitiva o subcomandante geral, coronel Edílson Gomes, o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Nepomuceno, e comandantes de unidades da Capital.
Segundo o comandante do CPM, coronel Nepomuceno, o forte esquema de segurança montado garantiu baixo índice de ocorrências nas noites de sexta-feira e sábado. “Reforçamos o policiamento nos circuitos Madre Deus, Deodoro/Rua do Passeio e Praia Grande, mas vale lembrar que uma grande área próxima aos locais do evento está protegida por meio dos círculos concêntricos. Também utilizamos barreiras de contenção nas entradas de São Luís-MA, policiamento nos terminais, pontos de ônibus, hospitais e também, incursões nos bairros e abordagens na área do carnaval”. Disse o coronel Nepomuceno.
Em vários pontos foram instaladas torres de observação que facilitam a identificação de delitos e tumultos. Todas as pessoas que entravam na área da festa eram revistadas por policiais militares nas barreiras de contenção nos acessos aos locais da folia.
No total, aproximadamente 500 policiais militares garantiram a segurança dos foliões nesta noite de sábado. No circuito Deodoro, cento e vinte e dois PMs foram empregados com apoio de onze viaturas (carros e motos) e sete policiais montados a cavalo. Na Madre Deus, cento e sessenta e seis policiais, treze viaturas (carros e motos) e quatro policiais montados.
O comandante geral destacou os resultados da fiscalização da “Lei Seca” que na noite de sexta-feira (8), abordou 216 automóveis, 122 motos, 13 táxi e 40 pessoas. Houve sete casos de pessoas flagradas no bafômetro com sintomas de embriaguez.
A comitiva do comandante geral visitou ainda a central de monitoramento instalada na Praça Deodoro, onde os policiais tem acesso as imagens dos circuitos carnavalesco de São Luís.