Comandante Geral da PMMA supervisiona Lava-Pratos em São José de Ribamar
Neste domingo (10), o comandante geral da PMMA, coronel Jorge Luongo, supervisionou toda a área do policiamento do Lava-Pratos em São José de Ribamar, orientando a tropa e reafirmando a importância da Polícia Militar na realização de grandes eventos, garantindo a ordem pública e uma folia segura para os brincantes. O evento iniciou no sábado e seguiu até a noite deste domingo (10).
A festa do carnaval fora de época mais antiga do Brasil, o Lava-Pratos de São José de Ribamar, é considerado como o primeiro Carnaval fora de época do país, além de encerrar oficialmente a temporada momesca no Estado. A PMMA montou um forte esquema de segurança e garantiu a tranquilidade para os foliões que participaram deste evento.
O comandante geral da PMMA coronel Luongo, informou que o policiamento, contou com efetivo de mais de 500 policiais distribuídos nas modalidades de policiamento a pé, montado, motorizado e aéreo. O oficial falou também que o policiamento usou as estratégias das barreiras e a distribuição de patrulhas nos locais de maior concentração de público e pontos de embarque e desembarque de ônibus. O Centro Tático Aéreo – CTA deu todo apoio necessário ao policiamento garantindo integração entre as forças de segurança pública.
“Instalamos em todos as entradas para a cidade barreiras de contenção com grades para o filtro e revistas de pessoas, o que gerou maior segurança para quem estava dentro dos circuitos, evitando assim entrada de armas, drogas e objetos cortantes (vidro)”. Disse o comandante.
O coronel Luongo informou ainda que além das barreiras, a PM instalou torres de observação, onde garantiu maior visibilidade tanto à Polícia quanto aos brincantes, e permitiu o acionamento mais ágil das patrulhas. As torres ficaram localizadas nas proximidades dos palcos, onde há maior aglomeração de pessoas.
Segundo a coronel Edilene Soares, respondendo pelo Comando do Policiamento de Área 2 (CPAM-2), o planejamento de segurança da PM cobriu todas as regiões de acesso a cidade de São José de Ribamar. “O patrulhamento a pé e motorizado foi feito por toda a cidade, motocicletas foram utilizadas para dar maior agilidade e alcance às abordagens. Na área do centro da cidade, houve uso ostensivo das viaturas, na orla tivemos o apoio da cavalaria da Polícia Militar”, disse a comandante.
A PM contou também com apoio das unidades operacionais da Instituição, além das ações do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal da Cidade.
Lei Seca
Nos acessos de São José de Ribamar, o Batalhão de Polícia Rodoviária do Maranhão montou barreiras de fiscalização do cumprimento da Lei Seca e de monitoramento. A ação nas rodovias estaduais MA-201 e MA-204, principais entradas da cidade, teve o objetivo de garantir um trânsito seguro, com o trabalho de fiscalização e orientação da lei seca, evitando acidentes e desrespeito às normas de trânsito.