Comandante Geral recebe Medalha da Ordem dos Timbiras – Grau Comendador

destA governadora Roseana Sarney condecorou personalidades das mais diversas áreas com a Medalha Ordem dos Timbiras – no Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís.

A solenidade aconteceu no Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, na tarde de quinta-feira (20), em uma concorrida cerimônia. Políticos, jornalistas, escritores, reitores de universidades, representantes da cultura popular, de instituições, do poder público municipal e estadual, políticos, empresários, artistas, pessoas ligadas ao esporte maranhense, entre outros.

 Todos que receberam a medalha foram homenageados por terem se destacado na prestação de relevantes serviços prestados ao estado do Maranhão, especialmente à capital maranhense, que neste ano comemora seu quarto centenário de fundação.

A governadora declarou que a Medalha Ordem dos Timbiras – no Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís tem um significado especial por representar aqueles que, com seu trabalho e dedicação, contribuíram para o desenvolvimento do Maranhão e, em especial, para a capital maranhense.

Entre os agraciados estava o Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Franklin Pachêco Silva, que se disse bastante feliz por estar recebendo tal honraria das mãos da governadora do Estado.

Segundo o comandante da PMMA essa comenda vem para reconhecer seu trabalho à frente da Corporação, e em prol da comunidade maranhense na defesa dos direitos do cidadão.

A medalha

A Ordem dos Timbiras foi instituída pela Lei Delegada n° 160, de 4 de julho de 1984, e regulamentada pelo Decreto no 10.346, de 30 de janeiro de 1987. A Medida Provisória n° 136, de 13 de novembro de 2012, assinada pela governadora Roseana Sarney, criou, no âmbito da Ordem dos Timbiras, o Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís. A admissão a essa honraria é restrita ao ano de 2012, comemorativo dos 400 anos de fundação da cidade.

A insígnia do Grau de Comendador do IV Centenário de São Luís consiste em uma medalha em forma de Cruz de Malta, esmaltada de vermelho. Na parte de trás, ao centro, há a reprodução de do quadro “A morte de Gonçalves Dias”, onde a figura do índio Timbira protege o corpo do poeta, e um disco circundado por dois ramos de louros verdes, e entre eles a marca com a inscrição “São Luís 400 anos”, onde, dentro dos dois números zero, contém a imagem da Bandeira do Maranhão; ao centro, no reverso, sobre idêntico disco, o Brasão de Armas do Estado do Maranhão, orlado pela legenda: “Ordem dos Timbiras – Estado do Maranhão”. Na parte inferior, a inscrição “Comemorativa aos Quarto Centenário de São Luís”.

 A Medalha é pendente de fita de gorgorão de 39 cm de comprimento e 35 mm de largura, acompanhada de botão cunhado em metal dourado. A concessão da Medalha é complementada pelo respectivo Diploma.