Companhia de Operações Especiais completa 15 anos
Diversas autoridades civis e militares estiveram no Multicenter Sebrae, em São Luís, durante toda a manhã do dia 28, para prestigiar a solenidade de abertura das comemorações dos 15 anos da Companhia de Operações Especiais – COE, da Polícia Militar do Maranhão.
Durante dois dias, 28 e 29, civis e militares puderam acompanhar as atividades desenvolvidas pelos “caveiras” – como são chamados os policiais que integram a COE –, por meio de vídeos, palestras e demonstrações práticas de operações policiais especiais.
Para abrir as atividades comemorativas, o desembargador federal aposentado Alberto Tavares ministrou uma palestra cujo tema era “A atividade policial para o cumprimento das leis”. Em seguida, Raimundo Teixeira de Araújo, o professor Teixeira, como é conhecido no meio militar, falou sobre a importância das atividades do Serviço de Inteligência para as operações policiais no Brasil e mundo.
Também prestigiaram a solenidade de abertura: o subcomandante geral da PMMA, coronel Edilson Moraes; o chefe do Estado Maior Geral, coronel Iratan Barbosa; o comandante do Batalhão de Polícia de Choque, major Diógenes Azevedo; o comandante da COE, capitão Eduardo; Oficiais superiores e Praças do Comando Geral da corporação; e representantes do Poder Judiciário.
Missão – A COE é uma companhia do Batalhão de Polícia de Choque e tem por essência operacional o combate à criminalidade em situações de alto risco, que exigem do policial um preparo específico para confrontar ocorrências como sequestro, assalto a Banco, rebeliões em presídios, e outras atividades criminosas mais complexas. O policial que queira ser um “caveira” é submetido a um rigoroso treinamento físico, técnico e psicológico, sendo, assim, testado em situações de alto nível de estresse para a resolução eficiente de uma crise.