Cúpula de segurança apresenta plano para as festividades dos 400 anos de São Luís
Foi realizada na manhã desta sexta-feira (31), no Palácio dos Leões, a coletiva de imprensa sobre os shows em comemoração aos 400 anos de São Luís.Durante a coletiva foram apresentadas as estratégias de segurança elaboradas pela Polícia Militar (PM), Polícia Civil, e Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA). O plano de segurança para as comemorações do quarto centenário da capital maranhense que se iniciam neste sábado (1º) e prosseguem nos dias 6, 8, 15, 22 e 29, na Lagoa da Jansen, conta com a colaboração da Blitz Urbana e da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Entre as autoridades presentes estavam o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes; o comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; a delegada geral de Polícia Civil, Cristina Menezes; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva; a gestora de rede de serviços da SES, Socorro Bispo; e o superintendente de Fiscalização da Blitz Urbana, José Batista da Hora Júnior.
O secretário Aluízio Mendes falou sobre a segurança do evento e pediu a colaboração da população. “Nós estamos fazendo um grande projeto para que toda a população possa participar dessa belíssima festa com segurança. Estamos mobilizando todo o efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Gostaríamos de pedir a cooperação da população para que compreendam o esquema rigoroso de segurança”, declarou.
Aluízio Mendes comentou ainda sobre os inúmeros eventos que ocorrerão na cidade em decorrência dos 400 anos de São Luís. “A nossa preocupação é que nós temos um número imenso de eventos em São Luís, e nós temos que fazer frente a toda essa questão da segurança. Nossas preocupações não são só os eventos da Lagoa, é todo esse mês de comemorações, por isso nós estamos planejando um sistema de segurança que contemple toda a região de São Luís”, destacou.
Segurança
Serão mais de 240 policiais militares envolvidos no evento monitorando pontos estratégicos. Nos dias com maior público serão 242 policiais no evento, e nos dias de menor público serão 203 policiais trabalhando para garantir a segurança. A segurança do local e adjacências também será reforçada com a colaboração do Esquadrão de Motos, Cavalaria, Grupo Tático Aéreo (GTA), e Corpo de Bombeiros. Serão montadas torres de observação da PM no meio do público, e o monitoramento será reforçado em pontos estratégicos dos seguintes locais: Avenida dos Holandeses, Avenida Colares Moreira, Rua dos Bicudos, Rua das Patativas, rotatória do São Francisco, e nos terminais de integração antes e até 2 horas após os shows.
Haverá barreiras de abordagem policial nas áreas de acesso ao evento, além de patrulhamento nas margens da lagoa.
O helicóptero do GTA estará a postos para possíveis socorros emergenciais, e será montado o Hospital de Campanha caso seja necessário atendimento médico. Além disso, serão disponibilizadas ambulâncias da SES, Corpo de Bombeiros, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atendimentos de urgência e emergência.
Videomonitoramento
A partir deste sábado terá início em caráter experimental o Sistema de Videomonitoramento na área da Lagoa da Jansen, com 100 câmeras que ajudarão no trabalho de segurança desenvolvido pela polícia. A instalação das câmeras faz parte do plano de ações governamentais em comemoração ao aniversário de 400 anos de São Luís. A meta do governo é instalar 300 câmeras até 2013.
Trânsito e comércio
Neste sábado (1º), primeiro dia de shows, o trânsito será interditado na área de acesso pelo Atlanta Center até após o local dos shows, incluindo as transversais que dão acesso à Lagoa. O trânsito será organizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).Haverá ainda praça de alimentação na área onde é montado o Arraial da Lagoa. Vale lembrar que não será permitida a entrada de pessoas com copos, garrafas de vidro, etc.