Encerramento do I Interturmas

Foi realizado entre os dias 13 e 15 de fevereiro o I Interturmas, sendo o encerramento da competição na última sexta-feira, com disputas na quadra de esportes do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão. O evento organizado pela Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias (APMGD), desenvolvido pelo Diretório Acadêmico Major Siqueira (DAMS) e coordenada pelo Corpo de Alunos (CA), teve como objetivo incentivar a prática da atividade esportiva, bem como a integração entre as turmas do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Maranhão, foram três dias de muita emoção e boas recordações que ficarão para os participantes.

A turma líder, 22ª, Espíritos da Guerra (CFO III) foi destaque alcançando o primeiro lugar na disputa mais aguardada, aquela que definiu os atletas mais completos da academia de polícia, que exigiu além da técnica, estratégia e preparo físico fora do comum, tanto dos masculinos quanto feminino, foi o desafio “Cadete de Aço”. Os cadetes de aço da APMGD são a aluna oficial Romilda e o aluno oficial Sousa Pinto.

Outro destaque da turma do terceiro foi na competição de xadrez, com o aluno Freitas, que se sagrou campeão na disputa mais acirrada da modalidade devido ao alto nível técnico do seu adversário.

O segundo lugar do Interturmas ficou com a 23ª comando Titãs que demonstrou garra, união e vibração durante todas as provas. Obteve resultados expressivos nas provas de atletismo e natação, além do título no basquete com jogos técnicos e esteticamente bonitos, a equipe é a base da seleção da academia nos jogos militares. Além disso, fez uma disputa emocionante na final do futsal com demonstração de força e superação apesar do cansaço do time que em quase sua totalidade havia participado da final do futsal, desse modo ficando com o 2º lugar.

A 24ª turma Guerreiros de Aço (CFO I) conquistou o maior número de medalhas da competição, foram 26 no total, 12 de ouro, 09 de prata, 05 de bronze, distribuídas nas várias modalidades, mas com destaque para natação, com o cadete, Silva Sousa.

Confira alguns dos destaques da competição: atletismo masculino e feminino cadetes, Matos (CFO III) ouro 100 m, Campos (CFO II) ouro 400 m, Cláudio (CFO II) ouro 5000 m e nos 1500m, Karla (CFO II) ouro 100 m, Ana Silva (CFO III) ouro 1500m e Valkerline (CFO I) nos 3000m.

Na natação destaque para a cadete Conceição (CFO I) que conquistou o ouro nos 25m livres, 25m peito, no revezamento 4×25 medley e 4×25 livre ouro; para cadete Silva Sousa (CFO I), nos 25 e 50 metros livre como ouro; além do cadete Dimas (CFO II) nos 25m peito, com o ouro.

No judô, as medalhas de ouro ficaram com os cadetes Carlos (CFO I) na categoria até 60kg, Pestana (CFO I) até 66kg, Albert (CFO II) até 73kg, Brayan (CFO II) até 81kg, Trabulsi (CFO I) até 90kg e no Absoluto, Assunção (CFO II).

No último dia de competições aconteceu a final do basquete masculino, o ouro ficou com a turma do 2° ano, já na final do futsal, depois de disputa acirrada que terminou nos pênaltis, o ouro ficou com a turma do 1° ano.

Por fim, os oficiais do Corpo de Alunos, representados pelos capitães Miranda e Morgado, fizeram uso da palavra saudando o empenho de todas as turmas durante os jogos, ressaltando a importância de momentos desportivos para enaltecer o espírito esportivo, de cooperação e de confraternização entre as turmas, deixando também palavras de inventivo para que eventos como este, organizado pelos cadetes, tornem-se frequentes no calendário da APMGD, oportunizando que novos talentos sejam descobertos tanto nas modalidades esportivas, quanto na administração e gestão de eventos dessa natureza.

Texto e fotos: APMGD