Estudante do Colégio Militar Tiradentes é selecionada pelo programa Jovem Senador

Com o título: “A ausência do policarismo no serviço público”, a estudante maranhense Cibele Loiola Coelho Dias, do Colégio Militar Tiradentes III (CMT-III), no município de Bacabal, teve sua redação selecionada pelo 12º Concurso de Redação do Senado Federal. O resultado foi divulgado, no dia 07/10/19 (segunda-feira). Ao todo, 27 alunos foram selecionados, um de cada unidade da Federação, para atuar como jovens senadores, em Brasília, em novembro.

Com o tema “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”, tivemos no Maranhão, nesta edição, 13.478 alunos mobilizados, 279 professores envolvidos e 4.344 redações produzidas. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e a segunda na Secretaria de Educação. Desde 2011, o Jovem Senador já mobilizou em todo o país mais de 1,5 milhão de alunos de Ensino Médio de escolas públicas estaduais; 41 mil professores e a produção de quase 700 mil redações.

Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica, incluindo um curso de formação. No Maranhão, o professor Claudecy Alves dos Santos orientou Cibele Loiola Coelho Dias na produção textual e participará da formação em Brasília.

Os jovens senadores e professores estarão em Brasília de 25 a 29 novembro e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 26 de novembro no Plenário do Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Os estudantes Luiz Eduardo Oliveira Bezerra do CE Paulo Freire do município de Loreto e Amanda Lorrani Gomes Cunha do CETI Jacira de Oliveira e Silva do município de Timon, ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente e, receberão do Senado certificados de participação, assim como seus professores orientadores. Suas escolas receberão um kit com publicações do Senado Federal, para compor acervo da biblioteca.

O Colégio Militar Tiradentes III é uma das unidades de ensino da Polícia Militar do Maranhão e está sediado em Bacabal. Tem como corpo discente 690 alunos do Ensino Fundamental e Médio e sua equipe compõe-se de servidores civis e militares, tendo como Diretor o Tenente-Coronel da PMMA Carlos Roberto Spíndola Viana.

A escola, desde sua fundação mantém o primeiro lugar entre as escolas públicas de Bacabal e há dois anos lidera o ranking geral naquele município, ultrapassando até mesmo escolas particulares de grande porte. Há dois anos também mantém o título de 3ª melhor escola da rede pública estadual maranhense e está entre as 50 melhores escolas de todo o estado na posição 46. É a escola da região do médio Mearim com o maior índice de aprovação em universidades públicas com um percentual de 84,5% e com o maior número de aprovações nos cursos de Medicina, Direito e de Formação de Oficiais da PMMA.

O Colégio Militar de Bacabal também vem se destacando nas avaliações do Sistema Estadual de Avaliação do Estado (SEAMA), utilizado pelo governo para medir a qualidade de ensino das escolas públicas estaduais obtendo o 1º lugar nas duas avaliações que foram feitas.
Recentemente, o CMT-III presenteou e surpreendeu o Maranhão com resultados de projeção nacional:
-O aluno Marcos Kauan Oliveira Maia Rodrigues concorreu no Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara dos Deputados, onde, disputando com dois mil estudantes de todo o país, ficou em 5º lugar a nível nacional e em 1º lugar do Maranhão, com um Projeto de Lei que determina a fundação de um Centro Nacional de Adestramento de Cães-Guia para cegos.
-A aluna Cibele Loiola Coelho Dias, sagrou-se 1ª colocada no Maranhão no 12º de Concurso de Redação do Senado Federal.
– No mês de novembro, a Assembleia Legislativa do Maranhão estará recebendo os alunos Allan José de Lemos Lima e Allana Karoline de Lemos Lima, classificados no Projeto Parlamento Estudantil Maranhense.

No esporte, a Escola Militar bacabalense também é destaque, já tendo obtido títulos estaduais, nacionais e internacionais nos torneios de judô, disputados no Equador e no Peru, obtendo o 2° e 3° lugar e na Alemanha onde conquistou 0 5º lugar no Circuito Europeu.

 

Fonte: SEDUC e PMMA