Homenagem aos policiais militares da Reserva Remunerada

dest“Eu entrei na Polícia Militar, com fome, para ser soldado. Fui para o rancho (refeitório), no mesmo dia, lavei mais de cem pratos (…). Fiz curso de cabo, de sargento, de oficial e saí comandante”, disse, bastante emocionado, o coronel da Reserva Remunerada Walter Brasil Marques, ex-comandante da corporação, entre abril de 1990 e fevereiro de 1991.

Policiais militares da ativa e da Reserva Remunerada estiveram juntos, na manhã dessa quarta-feira, 14 de agosto, no auditório do Quartel do Comando Geral da PMMA, Calhau, na capital maranhense, em comemoração ao dia do Policial da Reserva Remunerada, data em que se comemora no dia 11 de agosto.

01Além de vários oficiais e praças da Reserva, estiveram presentes, também, três ex-comandantes da corporação (os coronéis Walter Brasil, Nogueira Lago e Teodomiro Diniz). Este último proferiu uma palestra com o tema “Os Macros Pilares da Segurança da Liberdade e seus Aspectos Corrosivos”.

Com formações em Filosofia e em Direito, o coronel Diniz falou sobre os problemas da segurança pública no Brasil, dentro de contextos sociais, econômicos, políticos, científicos e acerca da doutrina das instituições fiscalizadoras das leis, sobretudo da Polícia Militar.

Houve homenagens e entregas de certificados de Honra ao Mérito aos militares da Reserva Remunerada. O comandante geral da PM, coronel Franklin Pachêco Silva, baixou a portaria de nº 043, de 25 de julho de 2013, que muda os termos “policial inativo” para “policial da Reserva Remunerada”, por entender que o antigo termo não condiz com a “bagagem” de experiências que os militares da Reserva possuem, sendo, portanto, bastante úteis para a transmissão de conhecimentos aos policiais em exercício da profissão. Ao público presente, coronel Franklin lembrou de alguns momentos marcantes de sua carreira dentro da caserna com alguns dos oficiais da Reserva Remunerada que estavam no evento.

O coronel Nestor Filho, também da Reserva, ressaltou a importância de momentos como esse, em que policiais de gerações diferentes trocam experiências e se confraternizam. 

02 03