Major Otsuka, prefeito da Cidade de Grajaú-MA, recebe Homenagem da PMMA
A manhã de quarta-feira (23) foi marcada por lembranças e homenagens no auditório do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no Calhau. Oficiais da Corporação, em especial oficiais da turma de aspirantes de 1996, prestaram homenagem ao major Junior de Sousa Otsuka, que segue para a Reserva em razão da sua eleição e posse como chefe do Executivo municipal de Grajaú, importante cidade e centro de desenvolvimento da Região Centro-Sul do Maranhão.
Antecedendo a solenidade, o coronel Franklin Pacheco Silva, comandante Geral da PMMA, acompanhado de oficiais do alto comando da Corporação, recebeu em seu gabinete o deputado estadual Antonio Pereira, o prefeito Junior de Sousa Otsuka e outras autoridades políticas da região de Grajaú.
A solenidade, propriamente, contou com a presença do subcomandante geral da PMMA, coronel Edilson Moraes Gomes, representando o coronel Franklin que teve de cumprir outros compromissos de sua agenda de trabalho. Estiveram presente, ainda, o comandante do policiamento do interior, coronel Evanildo Soares da Silva; o comandante de policiamento da área de Grajaú, coronel Boaventura Furtado Neto; os deputados estaduais Antônio Pereira e Sergio Vieira; o presidente da câmara municipal de Grajaú; vereadores e secretários daquele município, o ex-deputado estadual Deusdete Sampaio e o chefe da 5ª Seção do Estado Maior Geral da Polícia Militar do Maranhão, major PM Luís Eduardo Vaz.
As homenagens começaram com os integrantes da turma relembrando as trajetórias acadêmicas vividas por todos enquanto em regime de internato, aliada ao passado do homenageado quanto ao seu ingresso na corporação em 1988 quando aluno do curso de formação de sargentos hoje major da PMMA. Foram destacadas suas qualidades e atitudes que sempre motivaram e inspiraram a turma a superar seus anseios e dificuldades sempre com uma voz altiva e incentivadora que a todos encorajava, onde foram relembrados alguns fatos pitorescos inerentes à época da citada turma. Quase todos se pronunciaram em favor do prefeito eleito e empossado de Grajaú, destacando ser fato ímpar na PMMA pela primeira vez um policial militar da ativa conseguir sair vitorioso de um pleito eleitoral como chefe de um executivo municipal.
Por último o major Otsuka relembrou as qualidades da turma e afirmou que tais qualidades, aliadas a sua persistência, disciplina com planejamento e conhecimento técnico de profissional comprometido, foram as responsáveis pela sua vitória e reconhecimento pela sociedade civil da região, terminando seu pronunciamento assumindo o compromisso de dar continuidade, em sua nova trajetória pública, do mesmo modo que o credenciaram outrora, como oficial da briosa PMMA.
Aspirantes da turma 1996 que estiveram presentes ao evento:
Majores:
-Shinneyder, Leite, Rômulo, Jaldemir, Borba Lima, Emerson, Nogueira e Magno.
Capitães:
-Alves, Sales, Robson, Prado, Rubert, Evaldo, Castro Reis e o organizador do evento, Capitão Trinta Junior, da 5ª Seção do EMG.
Os demais aspirantes de 1996 justificaram suas faltas por telefone, confirmando a máxima do destino que diz: “Jamais uma turma se reunirá na íntegra depois da foto de Formatura”.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |