MEDITAÇÃO & ARQUEARIA NO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES I

Com a proximidade das provas da segunda fase do vestibular da UEMA, bem como as do ENEM, é comum observar estados de apreensão e ansiedade entre os estudantes. Pensando nisso, o Colégio Militar Tiradentes I mais uma vez inova e proporciona a seus alunos da 3ª série do Ensino Médio uma oportunidade de conhecer ferramentas e estratégias para lidar com momentos de tensão.

Nesta quarta-feira, 31/10, a escola recebeu as profissionais Alessandra Mendonça e Junia Andrade, do Spazio Flor de Lótus. As terapeutas ministraram palestra sobre meditação “Mindfulness”, além de realizar uma oficina de meditação e relaxamento.

O “Mindfulness” é o termo em língua inglesa para “atenção plena”, consciência, portanto, no aqui e no agora. Trata-se de um treino para que a mente não se perca em dramas do passado nem se desequilibre com preocupações a respeito do futuro.

Qualquer atividade, ao contrário do que se pensa comumente, pode servir como eixo de meditação. Os esportes, por exemplo, são excelentes para esse propósito. Entretanto, certas modalidades, por privilegiarem a atenção, proporcionam rapidamente o estado meditativo. É o caso do Tiro com Arco (arco e flecha). Sua prática desenvolve foco, força de vontade, perseverança e gerenciamento do stress.

O Clube de Tiro com Arco “Arquearia Imperial” esteve também na escola e promoveu um evento em que os alunos aproveitaram para conhecer o esporte. Foi uma oportunidade para os estudantes treinarem a pontaria e a concentração.

O CMT I investe em uma visão multidimensional do processo educativo, entendendo que metas e esforços são importantes, mas não suficientes para a vitória. Equilíbrio físico, emocional e espiritual são componentes importantíssimos para a formação dos estudantes e para o crescimento pessoal do educando. Nenhuma fórmula de sucesso pode prescindir desses fatores.