No mês dedicado ao Setembro Amarelo, PMMA promove Simpósio de Valorização da Vida Policial

Especialistas apontam a atividade policial como uma das profissões de mais elevado nível de estresse, o que acarreta situações estressantes e com risco de suicídio. Com objetivo de levar informação sobre a temática de prevenção ao suicídio e valorização da vida, a Diretoria de Saúde e Promoção Social, por meio do CAPS, e a Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias promoveram o 1º Simpósio de valorização da vida policial da PMMA, com cadetes da Academia.

O mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio para alertar sobre a importância desta temática e os meios que podem ser utilizados para prevenir esta ação.

O Simpósio é um dos eventos realizados pela DSPS que integram as ações da programação do setembro amarelo. O objetivo é discutir com os policiais sobre a saúde policial de forma integral.

Estiveram presentes na solenidade o comandante geral, coronel Pedro Ribeiro, o Delegado Dicival Gonçalves, Coordenador executivo do Pacto Pela Paz, representando o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela. a coordenadora do Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, promotora de justiça Cristiane Lago, e a presidente da comissão de direito militar da OAB, Ana Saraiva.

Também participaram coroneis do alto comando e oficiais da DSPS da PMMA, o Diretor de Saúde, tenente-coronel William Pereira e a tenente-coronel Cristiane Luna, chefe do CAPS.

O comandante geral, coronel Pedro Ribeiro, parabenizou a equipe de oficiais da saúde pelo trabalho desenvolvido junto aos policiais de todo o Estado e enfatizou a importância do tema. “Reconhecemos e elogiamos o trabalho dos profissionais da saúde da corporação que hoje são referência nacional. Nosso objetivo é agregar ações que viabilizem mais estudos sobre o tema e reflexões”, disse.

A tenente-coronel Cristiane Luna, Chefe do CAPS, falou sobre Prevenção do Suicídio policial, destacando dados sobre os números de suicídios e atitudes que podem evitar a ação. A oficial também lembrou das ações de prevenção constantemente desenvolvidas com o público interno, onde realizam o trabalho de sensibilizar os policiais militares sobre a temática.

“É importante discutir esse tema na PM, visto que os números de suicídios em policiais é elevado, chegando em alguns casos ser maior do que a população geral, uma vez que a profissão tem em sua rotina um nível de estresse muito alto”, acrescentou.

A educadora financeira, Núbia Sousa, palestrou sobre a importância da educação financeira como fator protetivo em casos de Suicídio e, no final houve um Talk Show sobre a saúde policial com a equipe multidisciplinar do CAPS.