PM PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E AUTOMUTILAÇÃO

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Militar do Maranhão por meio da Diretoria de Saúde e o Centro de Assistência e Promoção Social (CAPS) promoveu uma roda de conversa para debater sobre prevenção do suicídio e automutilação entre o público interessado, comunidade em geral e policiais militares. O evento aconteceu no auditório do Quartel do Comando Geral, no Calhau e contou com a presença do subcomandante geral, coronel Pedro Ribeiro, do subchefe do Estado Maior Geral, coronel Eurico Alves, do comandante de Policiamento de Área Metropolitana II, coronel Aritanã do Rosário, do chefe de Comunicação Social da PM, tenente-coronel Lenine Pontes e profissionais que integram o quadro de saúde da Corporação.

Na ocasião, a equipe do Caps, tenente-coronel PM Cristiane Castro, psicóloga, a sargento PM Ana Paula, assistente social e o cabo PM Alison, psicólogo, falaram a respeito das questões que envolvem a temática e das estratégias possíveis para lidar com o momento de sofrimento, acolhendo, escutando e direcionando para que busque acompanhamento com profissionais especializados.

A tenente-coronel Cristiane Castro, chefe do setor, destacou as ações de prevenção constantemente desenvolvidas com o público interno, onde realizam o trabalho de sensibilizar os policiais militares sobre a temática, e dessa vez o debate se estende à sociedade.

“A roda de conversa é uma forma da Polícia Militar do Maranhão se aproximar da sociedade, mostrar que a PM é muito mais que segurança pública, ela também tem a missão de salvar vidas. Nesse sentido, o evento está aberto para o público externo, buscando a sociedade civil para debater conosco uma temática tão importante que é a prevenção do suicídio e da automutilação.” Destacou a oficial.

O subcomandante geral da PM, coronel Pedro Ribeiro, ressaltou a importância dessas ações e reforçou o compromisso do comando da instituição no apoio e suporte no enfrentamento desses desafios.

 

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. (Fonte: https://www.setembroamarelo.com/)