PMMA forma 40 policiais militares no Curso de Instrutores do Proerd

Coronel Augusta, coordenadora estadual do Proerd, destacou a importância do curso

Com a formação de quarenta policiais militares no curso de instrutores do Proerd – Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência, na manhã desta sexta-feira (27), em São Luis, o Maranhão amplia as ações preventivas contra a violência e as drogas. Por meio do curso, os policiais estão habilitados a atuarem na aplicação dos novos currículos Proerd da educação infantil e anos iniciais, 5ª e 7ª anos do ensino fundamental na rede pública e privada de ensino. O programa também é uma importante ferramenta que fortalece os princípios de cidadania e promove a cultura de paz e a valorização da vida entre crianças, adolescentes e seus familiares.

A turma foi formada por oficiais e praças da capital e do interior da PMMA, além de policiais do Piauí, e Mato Grosso do Sul. O curso contou com a participação de mentores do Maranhão, Rio de Janeiro e Piauí e um facilitador de Pernambuco.

Participaram da solenidade, o comandante geral da PM, coronel Jorge Luongo, o subcomandante geral, coronel Pedro Ribeiro, a comandante de Segurança Comunitária e coordenadora do Proerd, coronel Maria Augusta, o diretor de ensino da corporação, coronel Laércio Ozorio Bueno, representantes do CAPS e da Alumar, além de comandantes de unidades da capital e do interior.

Em sua fala o comandante geral enfatizou a eficiência do Proerd e resultados obtidos com ações preventivas do programa educacional . “Reconheço o poder transformador do Proerd e sua força de atuação nas ações preventivas no combate ao uso de drogas e prática de violência. Não só as crianças são transformadas, mas familiares são envolvidos nesse processo e o PM também torna-se um melhor profissional, um melhor pai, um melhor amigo”, destacou.

A coronel Maria Augusta ressaltou o alcance do programa que se consolidou como uma poderosa arma da PM na prevenção do uso de drogas. “Já atuamos em 145 cidades do Maranhão e este ano temos metas para ampliação do quadro dos instrutores capacitados e, também, investimentos em equipamentos e viaturas que reforçarão nossas ações tão importantes no trabalho de prevenção”, finalizou.

“Volto para minha cidade (Governador Nunes Freire-MA) trazendo na bagagem o que há de mais atual e eficiente sobre o conteúdo e aplicação do Proerd nas escolas”, frisou o tenente Kleber Aguiar que trabalha no 31º BPM.

O tenente Júlio Augusto Oliveira da PM de Mato Grosso do Sul elogiou qualidade do curso e alto nível da equipe de capacitação. “Valeu a pena vir de tão longe para além de obter a capacitação no curso do Proerd, conhecer novas realidades e trocar experiências com outros irmãos de farda”, explicou.

O Proerd já alcançou aproximadamente 400 mil crianças nos 15 anos de atuação nos 145 municípios maranhenses e segundo o comandante geral da PM, a meta é formar mais de 50 mil crianças nos próximos anos.