PMMA homenageia policiais femininas no Dia Internacional da Mulher

A PMMA promoveu na manhã desta segunda-feira (09), uma homenagem às policiais militares em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de Março (domingo).

O evento aconteceu no auditório da secretaria de segurança pública, no Outeiro da Cruz, em São Luis, e contou com as presenças do secretário de estado de segurança, Jefferson Portela, do comandante geral da PM, coronel Pedro Ribeiro, do subcomandante geral da PM , coronel Nilson Marques, da comandante de segurança comunitária (CSC), coronel Augusta  Andrade, da comandante do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), coronel Edilene Soares, além de oficiais e praças de Unidades da capital.

O comandante geral, coronel Pedro Ribeiro, abordou o aspecto histórico da importância do ingresso das mulheres na PM e ressaltou a forma especial que elas desempenham a função de policial. “Desde o ingresso das primeiras mulheres na corporação houve momentos de dificuldades e conquistas importantes para as policiais femininas. Elas deixam suas marcas por onde passam, exercem de forma especial a função de policial”, frisou.

A coronel PM Augusta Andrade, comandante de Segurança Comunitária, ressaltou a importância da comemoração e falou da trajetória da policial feminina que aos poucos foi conquistando seu espaço. “A comemoração da data valoriza a mulher e o encontro proporciona momentos de confraternização, reflexão e discussão de melhorias. Lembramos ainda das lutas e avanços; como a conquista do último posto da corporação, posto de coronel, e galgar espaços que antes não existiam mulheres”,  finalizou.

As policiais também em suas falas destacaram a importância do encontro e expressaram as dificuldades encontradas na profissão.

“Esta comemoração simboliza um reconhecimento do governo, do secretário de segurança e do comandante geral da PM quanto a importância da mulher no sistema de segurança”, disse a soldado Jackelynne Campos, do Comando de Segurança Comunitária – CSC.

O secretário de segurança, Jefferson Portela, enfatizou a valorização da mulher no sistema de segurança e prometeu outros encontros para a busca de melhorias. “Parabéns a todas policiais militares que hoje ocupam variadas funções na corporação e estão presentes em todas modalidades de policiamento. Adotaremos uma agenda de encontros para ouvirmos cada uma de vocês”, concluiu.