Polícia Militar desencadeia Operação Comandos Integrados em São Luís

Nesta sexta-feira (08) a Polícia Militar por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) realizou a operação Comandos Integrados. A ação envolveu unidades do 1º BPM, 6º BPM, 13º BPM, 21º BPM, 4ª CI e quatro equipes (seccional Sul, Leste e 15º DPC-São Raimundo) da Polícia Civil, comandadas pelo Delegado Mesquita.

A tropa se reuniu no Quartel do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), onde recebeu as últimas orientações sobre a operação, que foi direcionada para as áreas do Bairro São Raimundo, Tibiri, e as Vilas Ayrton Senna, Valian, Buriti, Aparecida, Cutia, Real e Rio do Meio, que compreende o 21º Batalhão e 4ª Companhia Independente (CI).

A operação tem por objetivo realizar o policiamento ostensivo de forma direcionada, visando coibir disputas de facções criminosas e o tráfico de drogas, tais acontecimentos têm causado transtornos na rotina dos moradores e acaba por atingir de forma direta pessoas inocentes da comunidade. Além de executar possíveis mandados de prisão e mandados de buscas e apreensão.

As ações foram desenvolvidas em duas fases; a primeira teve início às 16h, com a instalação de Barreiras nas principais avenidas de acesso ao Complexo de Vilas e Bairro São Raimundo, bem como a execução do patrulhamento motorizado (viaturas e motos) direcionado ao combate ao tráfico de drogas, paradas de ônibus, além de fiscalizar os estabelecimentos com grande circulação de pessoas e venda de bebidas alcoólicas, encerrando-se às 21h.

A segunda fase iniciou às 21h, com o patrulhamento motorizado dos Grupos Táticos Móveis (GTM), visando dissuadir furtos, roubos, tráfico de drogas por meio de abordagens as pessoas, carros, motos e ônibus, encerrando-se às 00h. As ações foram supervisionadas pelos comandantes dos CPAM’s Leste e Sul, o tenente-coronel Dongie e o tenente-coronel Wallace.

As ações continuaram sendo desenvolvidas no objetivo primário de combater as ações criminosas para garantir a segurança das pessoas nessas localidades, disse o comandante do CPM, coronel Aritanã.

“A Polícia Militar do Maranhão na sua missão institucional de zelar pela preservação da ordem pública por meio do policiamento ostensivo e preventivo, assegurando o sossego da comunidade e a convivência em harmonia, não medira esforços para assegurar a tranquilidade da sociedade maranhense”. Disse o comandante geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro.

Texto e foto- Ascom/PMMA