Polícia Militar empregará mais de mil policiais no carnaval da região metropolitana

Mais de mil policiais militares serão empregados durante a festa de carnaval na região metropolitana, garantiu o comandante geral, coronel Franklin Pachêco Silva, na manhã de sexta-feira (01), durante a coletiva à imprensa, no Palácio dos Leões, onde foi apresentado o plano de segurança que será empregado na festa do carnaval 2013.

A coletiva foi presidida pelo secretário de segurança do Estado, Aluisio Mendes, e contou com as presenças do secretário de comunicação do Estado, Sergio Macedo, da secretária de cultura, Olga Simões, além de representantes do Corpo de Bombeiros Militares e Polícia Civil.

O secretário de segurança destacou o empenho do governo e das forças de segurança para garantir a tranquilidade durante a festa. “O governo do estado disponibilizou todos os meios para que a exemplo dos anos anteriores, o carnaval seja tranquilo em todo o estado”, declarou Aluisio Mendes.

O coronel Franklin Pachêco ressaltou que a Polícia Militar está intensificando várias operações desde o início do ano. O comandante falou ainda da aprovação da lei da gratificação de complementação de jornada operacional. Neste carnaval a lei resolverá consideravelmente o problema da necessidade da grande demanda de efetivo. Os policiais que trabalharem no seu dia de folga receberamum valor por dia trabalhado.

Durante sua apresentação o comandante do policiamento metropolitano enfatizou as diversas operações e estratégias de policiamento desencadeadas desde o início do ano que serão intensificadas nos seis dias de folia. Ele apresentou o quantitativo do policiamento a ser utilizado na modalidade a pé, motorizado e montado. “Trabalharemos com os círculos concêntricos de segurança que atuarão em uma grande área próxima do local do evento. Serão montadas barreiras de contenção nas entradas de São Luis-MA, policiamento nos terminais, pontos de ônibus, hospitais e também, incursões nos bairros e abordagens na área do carnaval. Em vários pontos instalaremos torres de observação que facilitarão a identificação de delitos e tumultos”, disse o coronel Nepomuceno. O coronel lembrou que não só a área da folia contará com o policiamento. “Em toda região metropolitana continuarão as operações: Catraca desenvolvida para dar segurança aos usuários dos coletivos, operações Fecha Cidade e Saturação que atuam nos bairros e pontos críticos de tráfico de drogas. Destacou também a operação Varredura desencadeada no Centro Histórico, a operação Praia Segura, no litoral de São Luís e a operação Lei Seca”, frisou o coronel Nepomuceno.