Polícia Militar: nos braços do povo

brasaopmTais êxitos não acontecem por acaso

Tornou-se conhecida a frase – não se sabe quem a proferiu pela primeira vez – com referência à Polícia Militar, de que “perto incomoda e longe faz falta”.

Hoje o conceito perdeu sentido, porque no caso da sociedade maranhense, já existe uma outra visão, sobre o importante papel dessa corporação, mudando radicalmente o conceito anterior.

A Polícia Militar do Estado do Maranhão alcança nos dias atuais novos patamares. Tornou-se credora do respeito da confiança e da admiração dos cidadãos e cidadãs que aqui vivem e trabalham.

Tal avanço é resultante das profundas mudanças introduzidas na seleção de seus soldados, que se tornaram melhor qualificados, aproveitando-se as oportunidades que as novas tecnologias nos oferece.

Além de tudo isso que foi dito, há que destacar o valioso apoio da governadora Roseana Sarney, que tem feito o possível, para prestigiar a corporação, liberando recursos por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, para que ações importantes e fundamentais sejam executadas, a exemplo do que ocorre com os constantes reforçamentos da frota de veículos e dos instrumentos de comunicação e rastreamento aéreo, e mais ainda com a vigilância altamente eficiente e eficaz, das câmeras espalhadas por várias áreas.

Tais êxitos não acontecem por acaso. À frente da tropa uma equipe de comando do mais alto gabarito, tendo no topo dessa pirâmide o coronel Franklin Pacheco, militar de alta visão e espírito empreendedor, coadjuvado pelo coronéis Edilson Moraes Gomes, Agostinho Gonçalves Silva, Odair dos Santos Ferreira, Flávio Antonio Silva de Jesus, Jose Mariano Almeida Neto e mais os brilhantes oficiais Jose de Ribamar Lisboa de Sá, Jose Ribamar Pereira da Silva Filho, Jeferson Teles e João Nepomuceno, sem esquecer os comandantes dos quartéis regionais todos integrantes de um naipe de competentes dirigentes, coesos em torno dos nobres ideais que tem marcado história da nossa briosa Polícia Militar.

Para mostrar a importância da Polícia Militar, e a confiança que inspira para a sociedade maranhense, bastaria assinalar o interesse dos jovens que somaram cerca de 8 mil inscritos para um pouco mais de mil vagas em recente concurso. Tal índice, nunca antes alcançado, com a presença de centenas de candidatos com nível superior, para ocupar posições intermediárias, é bem uma prova do alto conceito da corporação.

Estou certo de que a governadora Roseana Sarney, em reconhecimento a essa exitosa caminhada, há de fortalecer o seu apoio, em todos os níveis, para a nossa Polícia Militar, se alce as alturas das demais corporações congêneres, como a do Distrito Federal, que lhe estão à frente financeiramente, pois para tal já tem total merecimento. 

*Riod Ayoub Jorge Coronel reformado da PMMA

Extraído do Jornal O Estado do Maranhão