CTA realiza aula inaugural do 1º Curso de Atirador Policial de Precisão
Na manhã desta terça, 01, aconteceu no auditório do comando geral a aula inaugural do 1º Curso de Atirador Policial de Precisão. O curso foi promovido pelo Centro Tático Aéreo e é o primeiro curso de Sniper policial realizado no Maranhão.
Durante o curso serão desenvolvidas competências e habilidades que tornarão os policiais habilitados para atuarem em ocorrências de crise com utilização de tiro de precisão, bem como em outras situações onde a atuação do Sniper seja necessária.
O curso terá a duração e 23 dias e carga horaria de 180 horas. Com disciplinas que envolve balística, tiro de comprometimento e disparos de longa distância. Para participar do curso os policiais tiveram que preencher requisitos que são exigidos a nível nacional e internacional, tais como, possuir curso de ações táticas ou operações especiais e está servindo em unidades especializadas.
Após a seleção, apenas oito policiais foram aprovados e iniciaram o curso, dentre eles 2 integrantes do BOPE da PMPI e 1 da Polícia Federal. O curso será ministrado por especialistas em tiro de precisão do próprio CTA e de outras unidades da federação. Além de instrutores do comando de operações táticas COT da Polícia Federal e do BOPE da PMDF.
Em sua fala o comandante do CTA, tenente-coronel Magno, ressaltou o nível de preparo dos policiais que compõem o curso e da satisfação que o CTA tem de promover este evento.
Para o subcomandante geral, coronel Pedro Ribeiro, a realização do 1º curso de atirador policial de precisão é um importante passo na melhoria do serviço prestado à população maranhense.
O secretário de segurança do estado, Jefferson Portela, parabenizou os inscritos por se voluntariarem para participar deste curso e também ao CTA pela realização deste evento. Falou ainda que este curso é mais uma demonstração que o Estado do Maranhão está pronto para combater a criminalidade e que “Não vamos dar trégua aos criminosos que tentarem contra a tranquilidade do povo maranhense”.
Estiveram presentes, o vereador do município de são Luís Paulo Victor, o secretário de segurança do município de São Luís, senhor Hérico Coqueiro, o secretario de segurança do município de São José de Ribamar, coronel Gonçalo, o comandante do BOPE, coronel Nilson, o tenente Everaldo, representando o Exército Brasileiro e o Delegado geral adjunto operacional, André Gossain.
A aula inaugural foi realizada pelo sargento Eramus Fernandes da Polícia Militar do Distrito Federal, policial que possui cursos como o de operações especiais, atirador policial de precisão e que atua há mais de 29 anos como sniper policial da PMDF. A aula teve com tema: “Formação e Atuação do Atirador Policial de Precisão”.