Policiais Femininas Barra 94 comemoram 25 anos na Corporação

Uma solenidade militar marcou os 25 anos das policiais femininas do Curso de Formação de Soldados – CFSd do ano de 1994, as barra 94, como são conhecidas. O evento aconteceu no final tarde de quinta-feira (14), no auditório do Quartel do Comando Geral da PMMA, em São Luís e contou com presença, Oficiais e Praças da Corporação, além de familiares e convidados das homenageadas.

Como parte da programação houve a mensagem religiosa, palavras das autoridades, homenagens por meio de textos, fotos e vídeos, além de agradecimentos pelos 25 anos de ingresso na Corporação. Cada integrante da turma recebeu uma medalha comemorativa a data. Houve ainda homenagens aos oficiais que foram comandantes de pelotões na época. O evento finalizou com um coquetel.

“É um momento de gratidão a Deus, estamos muito felizes por este momento especial em nossas vidas. Não foi fácil! Mas unidas conseguimos vencer. Tenho muito orgulho de ser mulher, ser policial militar e principalmente ser Barra 94”. Disse muito emocionada a sargento Loide Lins.

Para a subtenente Ozaneide, o momento é de confraternizar e recordar dias maravilhosos que marca um ciclo de vitória e conquistas dentro da Instituição “ Só temos que agradecer a Deus, por alcançar mais uma grande vitória em nossa jornada profissional. O nosso sentimento é de dever cumprindo”, disse a militar .

O coronel Pedro Ribeiro, subcomandante geral da PM, na ocasião representando o coronel Jorge Luongo, comandante geral da PMMA, parabenizou a todas as policiais militares femininas que ingressaram na Polícia Militar do Maranhão em 1994. Ele, que também foi um dos instrutores da turma,  afirmou que é um momento único e muito especial lembrar da formação policial no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP, no ano de 1994, no era tenente. “Parabéns pelos 25 anos da barra 94, vocês são mulheres vitoriosas por chegarem até aqui, todos os que contribuíram com a formação de vocês também estão de parabéns”. Disse o oficial.

Estiveram presentes também no evento os coronéis Eurico, Honório, Misael e Odair, a coronel Edilene, o tenente-coronel Ubirajara,  a tenente-coronel Maria do Rosário e o tenente Mendes.

Mais

No dia 14 de março de 1994, quarenta e nove mulheres com idade entre 18 a 24 anos, adentraram, os portões do no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CFAP, sem nem uma experiência e sem saber o certo o que as esperavam nessa nova estrada chamada Polícia Militar.

Capinaram, rastejaram, ralaram… Muitas vezes vista com desconfiança pelos companheiros masculinos, que talvez se perguntavam “ o que elas estão fazendo aqui”? Frágeis? Mulheres que sempre tiveram a frente de uma casa, de repente, usando farda?

Sim, mulheres que escolheram outro caminho, um caminho árduo, mas que elas sabiam que poderia levá-las a lugares que jamais imaginaram.

Parabéns barra 94 pelos 25 anos de relevantes serviços a PMMA e a sociedade maranhense.