PRAÇAS DA PM INICIAM CURSOS DE FORMAÇÃO DE CABOS E SARGENTOS EM SÃO LUÍS

A Polícia Militar do Maranhão, por meio da Diretoria de Ensino e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) realizou a aula inaugural dos cursos regulares de formação para as Praças. Durante quatro meses 360 policiais militares farão o Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC), o Curso Especial de Formação de Sargentos (CEFS) e o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) – 2020/01. Os cursos têm por objetivo qualificar as praças PM quanto aos conhecimentos necessários para ascensão profissional. Após a conclusão dos cursos os militares estarão aptos para concorrerem às vagas de promoção seguintes.

O evento aconteceu no início da manhã de segunda-feira (03), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), localizado no bairro da Cohama, em São Luis e teve como palestrante o secretário de Estado de Segurança Pública, delegado Jefferson Portela.

Estiveram presentes também na solenidade o comandante geral da PMMA, coronel Ismael Fonsêca, o subcomandante geral, coronel Pedro Ribeiro,  o subchefe do EMG da Corporação, coronel Eurico Alves, a diretora de Ensino, coronel Edilene Soares, o  comandante do CFAP, coronel Harlan do Nascimento, além dos coronéis do alto comando, da reserva remunerada, convidados, oficiais e praças da PM.

Durante sua palestra o secretário de Jeferson Portela, lembrou a importância da qualificação profissional para os  PM’s que resultará em uma melhor prestação de serviço para a população maranhense. “Conhecimento não tem hierarquia! Estamos investindo em vários cursos de formação para ter uma polícia bem preparada e humanizada”. O secretário finalizou destacando os investimentos do governo na segurança pública e o trabalho integrado das forças de segurança do estado no combate à criminalidade.

O comandante geral da PM, coronel Ismael Fonseca, falou que os cursos além de qualificar as praças PM no que diz respeito aos conhecimentos necessários para ascensão profissional, estimulando doutrinas e práticas uniformes, objetiva também a integração dos policiais militares na consolidação de políticas públicas voltadas para a área de segurança.

A coronel Edilene Soares, diretora de Ensino da Corporação, destacou a importância das unidades de ensino da corporação que se dedicam na qualificação profissional dos policiais militares da capital e do interior. A coronel lembrou que os cursos foram planejados com antecedência para oferecer a melhor capacitação aos militares.

O comandante do CFAP, coronel Harlan do Nascimento, informou que os Cursos terão a duração de quatro meses e que durante esse período  os policiais irão aprimorar conhecimentos em diversas disciplinas como Direito Penal, Uso Diferenciado da Força, Prevenção e Mediação de Conflitos, Redação e Comunicação Oficial, Direitos Humanos, Ética e Cidadania, além de Abordagem, Tiro Policial, Ordem Unida (treinamento e práticas de comandos) e Saúde Física.

Saiba mais

Os Cursos de Formação de Praças fazem parte do processo de formação continuada, visão defendida pela Polícia Militar do Maranhão em todos os seus níveis de formação e aperfeiçoamento. Após a promoção os militares, a fim de atingirem as próximas graduações, devem concluir os cursos.