Região Metropolitana ganha reforço no combate ao crime por meio do Policiamento Tático de Motocicletas

dest2A partir deste final de semana a região metropolitana ganhará uma nova modalidade de policiamento ostensivo no combate a criminalidade: Policiamento Tático de Motocicletas. Na manhã de sexta-feira (19), no Quartel do Comando Geral, no Calhau, aconteceu a solenidade de formatura dos trinta e oito policiais militares que concluíram o curso de especialização no uso de motocicletas ministrado em parceria com a Polícia Militar do Ceará. Segundo o tenente-coronel Sá, coordenador do curso e comandante do Batalhão de Policiamento de Choque-BPChoque, o curso tem como objetivo estabelecer um padrão de comportamento por meio de doutrina, adequando as atividades pertinentes ao policiamento com motocicletas, otimizando a operacionalidade.

O curso foi ministrado no período de 8 a 19 de abril, e contou com a participação de três instrutores oficiais da PM do Ceará: capitão Wagner Araújo, capitão Antonio Valentim e cabo Sandro Bastos que integram o BPRaio, Batalhão de Polícia de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas da Polícia Militar do Ceará. Durante o curso os policiais receberam conhecimentos teóricos e práticos por meio de disciplinas de pilotagem de moto rápida e defensiva, abordagem policial com motocicleta e doutrina. Encerrando com oficina básica de tiro.

A solenidade contou com a presença do secretário de segurança do Estado, Aluisio Mendes, do comandante geral da PMMA, coronel Franklin Pachêco Silva, e oficiais do alto comando da corporação. Em seu pronunciamento o secretário de segurança falou do empenho do governo para diminuir a criminalidade e destacou  a eficiência do policiamento de motocicletas e o rígido treinamento dos policiais.“A PM está empenhada em combater o crime e esse policiamento é extremamente eficaz nas ações e operações policiais, por apresentar características especiais como agilidade e mobilidade em lugares de difícil acesso”, disse o secretário. 

O secretário destacou ainda que os policiais do BPChoque serão multiplicadores das técnicas aprendidas que serão repassadas inicialmente a todos batalhões da capital e depois para todo o estado.

O tenente-coronel Sá disse ainda que no total serão vinte equipes atuando em toda região metropolitana. Cada equipe será composta por quatro policiais e três motos. “É uma grande ferramenta no combate ao crime, pois permite um aumento no número de abordagem e oferece uma maior agilidade e rapidez no atendimento de ocorrências”. Concluiu o comandante.

dest1 dest3
dest4