São Luís é sede do XVII Encontro do Comitê de Segurança Pública do Nordeste

destRepresentantes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil, do Corpo de Bombeiros, de agências bancárias e de outros órgãos da região Nordeste estiveram reunidos durante a manhã desta segunda-feira, 07, no Hotel Premier, em São Luís, com o objetivo de lançar propostas e sugestões, fazer planejamento de linhas de ação no sentido de promover operações conjuntas entre as polícias nas fronteiras para a segurança dos estados nordestinos.

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Aluísio Mendes, falou da importância desse tipo de evento e destacou o trabalho conjunto entre as polícias de outros estados para a elucidação de crimes. “Esse encontro é importantíssimo dado o elevado índice de ações criminosas interestaduais, sobretudo o assalto a banco (…) graças ao trabalho integrado com polícias de estados vizinhos ao nosso, temos elucidado diversos crimes e desarticulado várias quadrilhas de assaltantes”, disse o secretário.

Na reunião, vários gestores de segurança pública dos estados que participam do evento apresentaram propostas, resultados de operações nas fronteiras dos entes federativos e deram sugestões para a padronização e otimização das operações policiais no combate ao crime organizado.

A direção executiva do Comitê apresentou aos participantes do evento um projeto que visa o apoio técnico e financeiro da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para que a Operação Divisa Segura tenha melhor estrutura no que tange à fiscalização de explosivos. “Queremos padronizar e aparelhar mais ainda a Operação Divisa Segura”, enfatizou o delegado da Polícia Federal Airton Ferraz, gestor do Comitê .  

O “Comitê de Segurança Pública – Operação Divisa Segura” foi criado em 2011 e já está na sua 17ª edição. A próxima reunião está marcada para acontecer no Rio Grande do Norte, no mês de julho.