Secretaria de Segurança Pública entrega telecentro à população de São Luís

destPara garantir a efetivação de políticas públicas de segurança, foi entregue, na manhã de quarta-feira (31), mais um telecentro de ensino à população de São Luís. A 12ª unidade de ensino funcionará nas dependências do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), localizado no Km-2 da BR-135, bairro Tirirical.

O evento faz parte do conjunto de ações do Programa de Inclusão Digital desenvolvido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai), e do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

O telecentro atenderá aos bairros Vila Itamar, Vila Cascavel, Tibiri, São Raimundo e áreas adjacentes. A cerimônia de aula inaugural, presidida pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antonio Roberto Silva, reuniu familiares, alunos, oficiais da PM e autoridades de instituições parceiras na execução do programa.

O projeto já qualificou sete mil jovens, desde sua implantação em 2009. A SSP entregará até o fim ano o telecentro da Vila Embratel.

“A qualificação ofertada aos jovens abrirá muitas portas no mercado de trabalho. A meta é garantir que todos tenham oportunidade de ascender na vida. Cada jovem precisa compreender a importância de um curso de informática na sociedade contemporânea. A SSP está desenvolvendo políticas preventivas de segurança para deixar este público longe da criminalidade”, destacou o secretário-adjunto.

Inclusão Digital – O espaço terá 12 computadores e funcionará nos turnos matutino e vespertino para que jovens e adolescentes, na faixa etária entre 15 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social, sejam capacitados profissionalmente. Após essa etapa, será ofertado aos jovens e adolescentes o Curso de Operador de Microcomputador.

A estudante Dayse Daiane Freitas, de 20 anos, moradora da Vila Valian, reconhece a importância da qualificação profissional para a aquisição de um emprego. “Hoje em dia, em todos os empregos, é necessário ter um certificado de informática. Eu, que não tenho um curso na área, agora vou ter essa chance de melhorar meus conhecimentos. Será uma oportunidade muito válida”, declarou.

Didática – O programa conta, nesta primeira fase, com o apoio de professores do Serviço Nacional de Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), responsáveis em repassar todo o conhecimento sobre informática, com noções de Windows, Word, Excel e Internet, entre outras disciplinas. A parceria com o Senac foi firmada no primeiro semestre de 2011.

“Já temos 18 laboratórios funcionando em parceria com a Secretaria de Segurança. Estaremos sempre firmando acordos que tragam oportunidades para todos os cidadãos de São Luis”, afirmou o diretor geral do Senac, José Airton Lopes.

Estiveram presentes, o comandante Operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Vanderley Pereira; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Uema, Porfírio Candanedo Guerra; o comandante do CFAP, tenente-coronel Marco Antonio Terra; comandante da Guarda Municipal, Eduardo Kraus; além de representantes da Federação de Indústria do Maranhão (Fiema), Polícia Civil e lideranças comunitárias.