Solenidade do Proerd comemora dezessete anos e forma 639 alunos

Como parte da programação do aniversário dos 183 anos da PMMA, o Comando de Segurança Comunitária da PMMA (CSC) promoveu uma grande festa para comemorar os dezessete anos de atuação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Vilolência – Proerd – no Maranhão. A solenidade que formou 639 alunos de dez escolas públicas da zona rural de São Luís, aconteceu na manhã desta sexta-feira (28).O evento aconteceu no Auditório Pedro Neiva de Santana, no bairro do Cohafuma e contou com a participação do Comandante Geral da PMMA, coronel Ismael de Sousa Fonsêca; a Comandante da Segurança Comunitária e Coordenadora Regional do Proerd, coronel Maria Augusta Ribeiro; o Comandante do Policiamento de Área Metropolitana 2, coronel Aritanã Lisboa; a Diretora de Ensino da PM, coronel Edilene Soares; o Deputado Estadual, Wellington do Curso; o Coordenador Executivo do Pacto pela Paz, Dicival Gonçalves; o Diretor da Alumar, Elder Teixeira; o Secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa e o representante da Secretaria Estadual de Educação, Andrey Salgado.

A formação dos alunos do Proerd é possível por meio da parceria existente entre a Polícia Militar do Maranhão, as Secretrarias Estadual e Municipal de Educação, a Secretaria Segurança do Estado e o Consórcio de Alumínio do Maranhão (ALUMAR), que vem fomentando a prevenção primária ao uso de drogas e prática de violência nas comunidades. O Proerd é um programa que atua como prevenção primária, cujo objetivo é prevenir o uso de drogas e atos de violência entre estudantes e possibilita um forte elo na comunidade escolar em que atua.

O policial militar, além da presença em sala de aula, por meio de atividades educacionais do Proerd, alcança o vasto entorno social da escola, e fornece orientações, participa de reuniões e palestras, o que representa um esforço cooperativo entre as escolas, família, comunidade e Polícia Militar.

A Comandante de Segurança Comunitária, coronel Augusta, parabenizou todos os alunos, familiares e equipe de educadores do Proerd, composta por militares e professores das escolas. “A Polícia Militar, junto com os parceiros do PROERD, tem contribuído muito na educação das nossas crianças, tanto na prevenção primária, como no combate à criminalidade, somos conscientes de que as crianças de hoje representam o nosso amanhã”, afirmou a oficial.

 

O Programa educacional atua nas escolas públicas e privadas com crianças do 5º ano do ensino fundamental com um currículo ministrado por policiais militares capacitados e formados. O programa inaugurou o novo currículo, denominado “Caindo na Real” que trabalha capacidades, competências e responsabilidades dessas crianças. Como parte da programação os alunos apresentaram trabalhos sócios-culturais (encenações teatrais, danças folclóricas e musicais).

Na ocasião o Comandante Geral da PMMA, coronel Ismael de Sousa Fonsêca, falou sobre a importância do trabalho realizado junto à comunidade, pais e crianças, além de parabenizar todos os formandos neste dia de grande festa para a PM e a comunidade. “É muito importante o trabalho realizado pelo programa já que busca afastar as nossas crianças das drogas e violência, hoje o Proerd está presente em cerca de 140 municípios maranhenses. O Programa Educacional de Resistência às Drogas vem desempenhando um trabalho fundamental e positivo na formação destes jovens”. O oficial finalizou sua fala parabenizando os envolvidos no sucesso deste programa educacional.