Solenidade marca assunção de novos comandantes da PMMA

Com a criação do Comando de Policiamento Metropolitano – CPM a Polícia Militar do Maranhão conta com novos grandes comandos de policiamento metropolitano na grande Ilha e também mudanças no Comando do Policiamento de Área do Interior 8 (CPAI-8), além de outros comandos.

O evento aconteceu na manhã de sexta-feira, 02, no auditório do Quartel do Comando Geral da PMMA no Calhau, onde foram realizadas as passagens dos comandos. O secretário de segurança pública, Jefferson Portela, presidiu o evento e elogiou individualmente os comandantes empossados pela contribuição com a segurança pública e destacou a experiência e responsabilidade na execução da nova função.

Para o secretário de segurança pública, Jefferson Portela, as mudanças terão impactos positivos no combate à violência e manutenção da ordem. “Essas mudanças são resultados de uma gestão que busca cada vez mais a integração. Não é só uma mudança de pessoas, mas uma movimentação que potencializa a intervenção da PM em conjunto com outros órgãos da segurança para combater o crime e trazer a paz social”, disse.

O comandante geral, coronel Pedro Ribeiro, ressaltou a importância da criação e transformação de unidades operacionais que representam avanços como o aumento do nível da administração da PM e redução dos índices de criminalidade. “Essas mudanças refletirão no aumento do nível de administração da PM nos bairros, além de se ter uma diminuição do raio de atuação, aumentando o nível de operacionalidade e, posteriormente, a redução dos índices de criminalidade, finalizou”.

 

Novos Comandantes

O coronel Aritanã Lisboa do Rosário assumiu o comando do Policiamento Metropolitano (CPM), o coronel Alexandre Francisco dos Santos foi para Diretoria de Ensino da PM, o coronel Alexandre Araújo de Brito para comandar o Comando do Policiamento de Área do Interior 8 (CPAI-8),o coronel José Jessé Costa comandará o Batalhão de Polícia Rodoviária, coronel Augusto Carlos Soares Magalhães será o novo Comandante do Policiamento de Área Metropolitana Oeste (CPAM/Oeste), o tenente-coronel Washington Luís Gaspar Matos  como Comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), o tenente-coronel Flávio Augusto Leite Bayma será o novo Diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança.

O tenente-coronel Paulo Alfredo Donjie de Oliveira será o Comandante do Policiamento de Área Metropolitana Leste (CPAM/Leste), o tenente-coronel Juarez Carvalho dos Santos Júnior para Sub Chefe Comando de Segurança Comunitária – CSC,  o tenente-coronel Ilmar Lima Gomes será o Comandante do Policiamento de Área Metropolitana Norte (CPAM/Norte), O tenente-coronel Anderson Fernando Holanda Maciel como Comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias – APMGD, o tenente-coronel Wallace Gleydison Amorim de Sousa assumiu o Comando do Policiamento de Área Metropolitana Sul (CPAM/Sul).

O tenente-coronel Nicolau Sauaia Júnior como Comandante do 38º Batalhão de Polícia do Maranhão, o major Adonias Everton Dias Filho comandará a 3ª Companhia Independente da Polícia Militar, o major Carlos Augusto Sousa da Silva será o novo chefe da 3ª Seção PM/3, a major Edhyellen Almeida Santos Carneiro para exercer o cargo policial de comandará a 1ª Companhia Independente da Polícia Militar e o major Eduardo José Guimarães Machado Albuquerque novo Comandante do 6º Batalhão de Polícia do Maranhão.