SSP divulga números do carnaval 2012 e plano de operação para o “Lava Pratos”

destA cúpula do Sistema de Segurança Pública divulgou para imprensa, na manhã de sexta-feira (24), no auditório do Quartel do Comando Geral, no Calhau, os dados estatísticos do policiamento do carnaval 2012. Participaram da coletiva o comandante geral da PMMA, coronel Franklin Pachêco Silva; a delegada geral de Polícia Civil, Cristina Resende; representante do comando geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pessoa; diretor geral do DETRAN_MA, Flávio Trindade; o comandante do Policiamento Metropolitano (CPM), coronel Jéferson Teles, entre outros representantes do Sistema de Segurança do Maranhão.
 
A operação “Cidade Segura no Carnaval 2012”, iniciada na quinta-feira (16) e encerrada na quarta-feira de cinzas (22), empregou mais de 3 mil policiais militares e apresentou números satisfatórios de apreensões, segundo o coronel Jéferson Teles. Foram mais 93 mil abordagens, 145 apreensões de armas, 160 conduções aos plantões policiais dos quais 14 resultaram em flagrantes delitos, sendo 08 por pote ilegal de arma de fogo e mais de 885 frascos de entorpecentes apreendidos.

O comandante do CPM, coronel Jeferson Teles, destacou a redução das ocorrências e homicídios em relação aos anos anteriores.

“Alcançamos resultados extremamente positivos como a redução de 13% do número de ocorrências. Na categoria porte ilegal de armas, registramos a redução de 60%, com oito armas apreendidas no total, sendo quatro apreendidas nos circuitos carnavalescos. Outro resultado importante foi a apreensão de armas brancas que em decorrência das barreiras de contenção aumentou-se em 20% o número de apreensão. Disse o coronel.

“Agradeço a todos os policiais militares da capital e do interior que desempenharam sua missão de manter a ordem pública e a tranquilidade para as milhares de pessoas que escolheram o estado do Maranhão para brincar o carnaval”, disse o comandante geral.

Em relação ao carnaval de Lava Pratos que acontece neste final de semana, na cidade balneária de São José de Ribamar, o comandante ressaltou que está fazendo esforço para aumentar o efetivo a ser empregado de 600 para 700 policiais.

Segunda etapa do carnaval na grande São Luís e Lava Pratos

O comandante do Policiamento Metropolitano (C01PM), coronel Jefferson Teles, apresentou a segunda etapa do plano de operação “Cidade Segura no Carnaval 2012”, que empregará mais de 700 policiais militares para cobrir cinco eventos que acontecem na sexta-feira (24), sábado (25) e domingo (26): o desfile das campeãs do carnaval de São Luís na passarela do samba, cortejo dos batalhões de Bumba-Meu-Boi, na capela de São Pedro, pós carnaval nos bairros da Liberdade e Maiobão e o tradicional “Carnaval de Lava-Pratos”, em São José de Ribamar.

Este último foi apresentado pelo tenente coronel Celso, comandante do 6º BPM, batalhão responsável pela área de cobertura do carnaval do Lava Pratos. Iremos usar a mesma “malha protetora” dos circuitos de São Luís como as barreiras de redução de velocidade e abordagens, as telas de proteção nas entradas da cidade, cercas disciplinadoras, postos policiais, torres de observação, viaturas, helicóptero, cavalaria e o tradicional policiamento a pé.