Equipe do Proerd Maranhão participa de encontro internacional no rio de janeiro
Policiais Militares do Maranhão que compõem a Coordenação Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogras e à Violência (Proerd), participaram, nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2012, do I Encontro Técnico Internacional do Proerd, na cidade do Rio de Janeiro, marcando os 20 anos do Programa naquele estado.
O evento, que teve o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), teve a fala do Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, representando o Governador daquele Estado, reuniu representantes de todas as Polícias Militares do Brasil e contou com renomada equipe de palestrantes, a exemplo dos americanos Sr. Bobby Robinson e do Dr Michael L. Hecht, do D.A.R.E América, dos brasileiros: coronel Rogério Seabra Martins (coordenador das UPP’s) e tenente coronel Roberto Cavalcante Viana, ambos da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que palestraram, respectivamente, sobre “Proerd como ferramenta de proximidade” e “Mediação de conflitos para Policiais”. Também participaram ocapitão Hudson Ferraz, da Polícia Militar de Minas Gerais, que falou sobre a adaptação do novo currículo do 5º ano do ensino fundamental para aplicação no Brasil. O ciclo de palestras foi encerrado pelo Dr. Içami Tiba, que abordou o tema: “Juventude e Drogas: Anjos Caídos”.
Durante a programação, o tenente coronel Silva Filho, o major Sousa, o capitão Eliézer e o cabo Raposo puderam socializar conhecimentos sobre a aplicação do Programa nos outros estados e até em outros países, e, ainda, conhecer “in loco” a funcionalidade do Proerd nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s) cariocas, as quais têm os Policiais Militares instrutores como importantes ferramentas de aproximação com as pessoas daquelas comunidades (antigas favelas).
Foram visitadas as UPP’s das comunidades Santa Marta, Cidade de Deus, Andaraí e Salgueiro, onde houve explanações dos respectivos comandantes sobre a atuação da Polícia Militar naqueles locais e como a comunidade tem se aproximado da PM, reconhecendo-a como ação efetiva do Estado.
Para o tenente coronel Silva Filho esse evento serviu para ter uma dimensão da importância do Proerd como instrumento de aproximação entre a Polícia Militar e a Comunidade, além de certificar-se, mais uma vez, que o Proerd é o maior programa de prevenção às drogas do Brasil.
![]() |
![]() |
![]() |