Quadrilha de traficantes é presa em Caxias-MA
No início da manhã do último dia 26, foi realizada uma operação conjunta entre as Polícias Militar e Civil, para cumprimento de quatro mandados de Busca e Apreensão, no bairro Parque da Cidade, em Caxias-MA. A operação resultou na apreensão de armas, drogas, crianças e adolescentes, além de prisões dos principais operadores da quadrilha caxiense.
A operação foi desencadeada logo após os mandados de Busca e Apreensão serem expedidos pela Justiça, sendo comanda pelo tenente Jardel e pela delegada de Polícia Civil Nayane, que juntamente dos agentes da Polícia Militar (GOE e Serviço de inteligência) e da Polícia Civil, após estudo e planejamento, fizeram o cerco do local e apreenderam uma pistola calibre 9mm (uso restrito das Forças Armadas); dois revólveres calibre 38; duas espingardas calibre 12; quinhentas pedras de crack, embaladas prontas para comercialização; 150g de maconha; oito motocicletas, sendo duas de origem não comprovada;mais de quatrocentos e sessenta Reais em cédulas pequenas e moedas; oito celulares; um aparelho de TV; e um notebook, todos os eletrônicos de origem não comprovada.
Durante a operação, foram presas cinco pessoas ligadas ao tráfico de drogas, são elas: Francisco de Assis Sousa Silva, de 42 anos, conhecido como “Amarelinho”, e sua esposa, Maria Ivaneide de Sousa Mota, 35 anos;Cleidiana da Silva Santos, 30 anos, Antonio José Nunes da Silva, 43 anos de idade; Kelson Sousa Mota, 19 anos. Além das cinco pessoas presas, foram apreendidos três adolescentes e cinco crianças que são parentes dos acusados e atuavam como “aviões” do tráfico.
Os conduzidos fazem parte da mesma família e de uma quadrilha que controla o tráfico de drogas na região denominada Parque da Cidade, tendo o Amarelinho como líder do grupo. A quadrilha já vinha sendo monitorada pelo Serviço de Inteligência da PM e pela Polícia Civil. Diversas denúncias de populares e levantamentos feitos pelas Polícias dão conta de que o grupo é suspeito da prática de vários crimes na cidade de Caxias, tendo como ponto forte o tráfico, inclusive nas escolas.
O comandante do 2º BPM, major Jurandy Braga, enfatizou o seguinte: “Combatendo o tráfico, estaremos combatendo outros crimes, pois a maioria destes crimes praticados na cidade de Caxias, como homicídios, latrocínios, roubos, furtos, entre outros, estão direta ou indiretamente ligados ao trafico de drogas”. O major disse ainda que o policiamento está sendo reforçando para o combate ao tráfico, no sentido de prevenir a ocorrência de outros crimes na cidade de Caxias.