Major Sodré é o novo comandante do 1º BPM

destO major Antônio Carlos Sodré foi empossado, nesta quinta-feira (5), durante cerimônia militar, como comandante do 1º BPM. O oficial assume o posto deixado pelo tenente-coronel Celso Assis Jardim. Participaram da cerimônia, o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laercio Costa; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Wanderley Pereira.

Um dos pontos destacados pelo secretário de Segurança quando se referia ao trabalho desempenhado pelo tenente-coronel Celso Assis foi à interlocução com a comunidade. “Quando esteve à frente do 1º BPM, o tenente-coronel Celso desmistificou o pensamento de que a comunidade não podia contar com a polícia. Hoje, ao deixar o comando, a comunidade ver nos policiais desta Unidade profissionais comprometidos em garantir a segurança de toda a população”, comentou Aluisio Mendes.

O secretário de Segurança anunciou, ainda, que a obra de reforma da Unidade já foi licitada. As obras terão início assim que for finalizado os tramites legais. Além disso, o 1º BPM será contemplado com militares que serão oriundos do maior concurso da história da PM. Serão, inicialmente, colocados nas ruas mais dois mil homens e até o final de 2014, mais mil militares, totalizando mais três mil homens nas ruas combatendo a criminalidade.

Primeiras Ações

Major Sodré afirmou que uma das suas primeiras missões a frente do 1º BPM será, de imediato, intensificar as ações do Grupo Tático Falção  (GTF). As outras serão reativar o Serviço de Inteligência da Unidade. Segundo ele, essas ferramentas contribuirão para identificar e prender criminosos.

Vamos deflagrar várias ações em conjunto com outros batalhões vizinhos do 1º BPM. “A ideia central é impedir que criminosos possam sair de uma área e buscar outra. Não daremos vez a ninguém que comenta alguma ação delituosa”, frisou o major Sodré, que exercia a função de subcomandante do 1º BPM.

Reconhecimento

Ao fazer uma análise do período em que permaneceu no cargo de comandante do 1º BPM, o tenente-coronel Celso Assis pontuou que sua gestão sempre foi pautada na garantia da segurança dos moradores e na confiança do trabalho dos militares. Ele será designado para a 1º Seção da Polícia Militar.

“Sempre fiz do meu gabinete um lugar para além de despachar documentos. Quis que a sala do comandante fosse um espaço voltado para a discussão de melhorias no Sistema de Segurança, por isso sempre trabalhei em total parceria com as comunidades”, refletiu.

Presentes ainda, coronéis do alto comando da PMMA, comandantes de unidades da capital, o coronel da reserva Sebastião Bispo Lopes, lideranças comunitárias e convidados.

01 02

Tropa e autoridades