BPA desencadeia operação na Reserva do Itapiracó
Na manhã de quarta-feira, 29, na Reserva do Itapiracó, policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental – BPA, realizaram uma operação no combate a crimes contra a fauna.
Na operação, foi feito a apreensão e a soltura de 26(vinte e seis) pássaros engaiolados, sendo 01(um) da espécie Xexeu, 02(dois) da espécie Pipira Azul e 23(vinte e três) da espécie Bigode. Sendo que foi realizada a soltura de 14 (quatorze) pássaros da espécie Bigode recém capturados na Reserva Ambiental Itapiracó, os demais foram entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA.
A operação foi desencadeada pelo Batalhão Ambiental sob o comando do Major Nogueira, que visa a prevenção de crime ambiental contra fauna e a soltura de animais silvestres capturados nas comunidades do entorno da área de preservação ambiental do Itapiracó.
Durante a operação foi abordado dentro do Parque Itapiracó um homem identificado como Elias Santos da Costa, o qual estava conduzindo uma motocicleta Honda/CG 150 Fan de placa NXG5283, roubada no dia 27/06, às 02:00 na Av. Principal da Matinha.
Após a confirmação do Centro Integrado de Polícia e Segurança – CIOPS sobre a ficha criminal do homem e dos crimes na área, a guarnição do BPA diligenciou até a residência do suspeito, o qual confessou a prática desse e outros crimes na região dos bairros Matinha, Novo Cohatrac, Cohabiano e Nova Aurora.
Na casa do suspeito foi encontrado 06(seis) bolsas femininas, 05(cinco) mochilas estudantis, 01(um) capacete feminino, 01(um) certificado de registro e licenciamento do veículo da referida motocicleta, 01(um) aparelho celular do proprietário da moto, tudo produto de roubo e uma arma branca que utilizava na prática dos delitos.