PMMA forma 5ª Turma do Curso de Operações de Sobrevivência em Área Rural

Mais um reforço para a força especializada no combate ao crime passa a atuar na segurança do Estado do Maranhão com a qualificação de vinte e cinco agentes de segurança formados na quinta turma do Curso de Operações e Sobrevivência em Área Rural – Cosar. Esse grupamento especial se destacou no combate da modalidade de crime que ficou conhecida como novo cangaço pela forma como as quadrilhas agiam em assaltos a agências e correspondentes bancários. Os policiais do Cosar também agem em invasões táticas com explosivos, primeiros socorros, patrulha e antiterrorismo.

A solenidade de encerramento do curso foi presidida pelo secretário de segurança Pública do Estado, Jefferson Portela, e aconteceu no final da noite de quinta-feira (25), no auditório da Secretaria de Segurança Pública, no Bairro Vila Palmeira, em São Luís. O curso foi promovido pela Polícia Militar do Maranhão (PMMA) por meio da Diretoria de Ensino e do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

O secretário Jefferson Portela parabenizou os 25 formandos do 5º Curso de Sobrevivência em Área Rural da Policia Militar do Maranhão, disse contar agora com bravos soldados no combate a criminalidade. “É o crime que tem que recuar, os criminosos que vierem para o Maranhão enfrentarão o braço forte do Estado no combate à criminalidade. O COSAR será uma das formas que sistema de segurança vencerá esse embate”. Disse o secretário.

O comandante geral da PM, coronel Ismael de Souza Fônseca, falou da importância de cursos operacionais e compartilhou a experiência de ter participado de cursos semelhantes. “A Polícia Militar do Maranhão e sociedade maranhense estão recebendo uma nova turma do Cosar. Tropa preparada para buscar resultados positivos na redução da criminalidade. Parabenizo todos os formados e familiares. Vocês são vencedores!” afirmou o comandante geral.

Mais sobre o Curso

Segundo informações do diretor do Curso, coronel Frederico Pereira, o 5º Cosar começou com 43 alunos e ao final do curso formaram vinte e cinco, dentre os formandos além dos policiais militares do Maranhão formou também um policial militar do Piauí, um Guarda Municipal de São Luís e um agente penitenciário do Maranhão.

Durante o curso os formandos recebem treinamentos em diversas disciplinas práticas e teóricas como tiro tático, CQB (Combate de Ambiente Confinado), técnica de abordagem, tiro policial, ações antibomba e operações policiais especiais.

Homenagem ao coronel Pereira

Durante a solenidade houve uma homenagem a coronel Frederico Pereira que no próximo dia 30 de abril irá para a reserva remunerada da Corporação, após prestar mais de 34 anos de relevantes serviços a sociedade maranhense.

O diretor de Ensino da PMMA, coronel Laércio Ozório, representando a turma de formação do homenageado, agradeceu ao coronel Pereira, pelo profissionalismo e dedicação a carreira militar como oficial de moral ilibada, prontidão no serviço e disposição na promoção do conhecimento.

Prestigiaram também o evento o subcomandante geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, o Subchefe do EMG, coronel Eurico Alves, o comandante do Comando de Missões Especiais (CME), coronel Marques Neto, o comandante do BOPE, coronel Antônio Sodré, o secretário de Segurança e Cidadania de São Luís, Hérico Coqueiro, coronéis do alto comando da PMMA, representantes do 24º BIS, do sistema penitenciário, da Guarda Municipal de São Luís, além de comandantes de unidades da PM, convidados, instrutores, Oficiais e Praças da PM.