BPA APREENDE MADEIRA EXTRAÍDA ILEGALMENTE EM TERRITORIO INDÍGENA

Policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental da PMMA realizaram a apreensão de 200m³ de madeira extraída ilegalmente na terra indígena Arariboia, na manhã do último sábado (06). Na ação  foram apreendidos também uma motosserra Stihl M51, um caminhão Mercedes e um trator FORD 610.

Efetuando-se ronda ostensiva na região, equipes do BPA na 3ª fase da operação com a FUNAI montaram barreiras de fiscalização onde flagraram três homens em um caminhão madeireiro dentro da área indígena Arariboia. De imediato,os policiais militares efetuaram a abordagem onde constataram que os ocupantes do veículo não possuíam qualquer documentação que os identificassem e nem a documentação do caminhão. No momento da abordagem eles informaram sobre um acampamento madeireiro com vários Ipês cortados. A guarnição se dirigiu ao local, onde identificaram um indígena supostamente responsável pela retirada de madeira e uma cozinheira.

Durante busca nos arredores do acampamento foi encontrado em uma área de 30 hectares, mais Ipês cortados, calculando-se uma volumetria total de 200m³ de madeira em tora.

Também foi identificado um outro indígena, de posse de um trator e uma motosserra em plena atividade.

Diante dos fatos presenciados pela guarnição do BPA e pela equipe da FUNAI, foi feito a condução dos seis suspeitos envolvidos, à Delegacia da Polícia Federal, em Imperatriz, onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.