Seletivo para novos alunos do Colégio Militar Tiradentes I reúne quase 4 mil candidatos em São Luis

Em um dos processos seletivos mais disputados do Estado quase 4 mil candidatos disputam as 198 vagas no Colégio Militar Tiradentes I- CMT-1, unidade São Luis. As vagas serão distribuídas para o 6º, 7º, 9º anos e 1º ano do ensino médio. As provas serão aplicadas na manhã e tarde deste domingo (03), no Instituto Federal do Maranhão – IFMA, no Monte Castelo; no CMT-1, na Vila palmeira e Colégio Militar 02 de Julho (colégio dos Bombeiros Militar), na Vila Palmeira

Segundo o diretor geral do CMT-I, tenente-coronel Pedro Brandão, os alunos e responsáveis devem ficar atentos aos horários e locais de provas.

No horário da manhã, a partir das 8h30, acontecerão as provas para ingresso nos 6º e 7º anos  no CMT-I, na Vila Palmeira; e no Colégio 2 de Julho, Vila Palmeira. No período da tarde, a partir das 14h30, no CMT-I e no IFMA, Monte Castelo, acontecerão as provas para o 9º e 1º ano do ensino médio. As provas terão duração de 4 horas.

O Seletivo será composto por 15 questões de Língua Portuguesa e 15 de Matemática, para alunos egressos do 6º ano; para os candidatos das demais vagas (7º e 9º anos /1ª série do Ensino Médio) a prova terá 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.

O diretor geral explicou ainda que devido a grande quantidade de candidatos foi  montada uma grande estrutura envolvendo vários profissionais, equipamentos e logística.

Os Colégios Militares Tiradentes têm se destacado na educação do Estado obtendo resultados expressivos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e ocupando, ao longo dos anos, o ranking das melhores escolas nos exames do ENEM. Os alunos também têm conquistado títulos em competições nacionais de Olimpíadas de Conhecimento, Lançamento de Foguetes e Robótica.

Atualmente o Estado do Maranhão conta com mais de 16 escolas da Polícia Militar que atuam em parceria com a Secretaria de Educação. A previsão é que, em todo o Maranhão, sejam entregues um total de 150 escolas com esse modelo de ensino.