Polícia Militar garante tranquilidade e segurança do Enem em todo Estado do Maranhão

Neste domingo (09), a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) garantiu a segurança na aplicação da primeira fase das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM-2025). Para garantir total segurança do evento nesta fase, foram empregados mais de 1.200 policiais militares e 52 viaturas, além da estruturação de um Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, no Centro Integrado de Operações de Segurança – CIOPS, na Secretaria de Estado de Segurança pública, em São Luís (MA).

A operação Enem 2025, na Polícia Militar, foi coordenada pelo coronel Jairo Xaver, Subchefe do Estado Maior-Geral e atuou em 81 municípios do Maranhão, totalizando 728 locais de aplicação.

A PM atuou de forma integrada com a Polícia Federal, Ministério da Educação (MEC), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial, Centro Tático Aéreo – CTA, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Correios, CEBRASP, Caema e Equatorial.

O plano da operação foi discutido em várias reuniões com representantes das outras instituições envolvidas no certame, com a finalidade de alinhamento das operações de segurança e logística que ocorreram em todo o Estado. Na ocasião cada instituição apresentou seu plano de operação, apresentando as ações de ostensividade do policiamento preventivo na capital e interior do Estado, visando à garantia da ordem pública preservando o sigilo e aplicação das provas. Essas ações foram integradas desde do planejamento, passando pela recepção das provas, pela distribuição no Estado e por fim na segurança dos locais de aplicação das provas.

Na primeira etapa da Operação, a PMMA enviou, no sábado (08), parte do efetivo formado por coordenadores e policiais que atuaram na segurança do material das provas, atendendo as 119 rotas de interiorização e aplicação. Além do policiamento ostensivo nos locais de realização das provas, a corporação também atuou reforçando as ações de segurança desenvolvidas pelos Batalhões de área, com patrulhamento nas ruas e atenção aos pontos de ônibus e terminais de integração.

O coronel Jairo Xavier ressaltou a atuação da PM em todo o estado e falou da importância da Operação e integração das forças. “O sucesso da operação vem de uma série de reuniões e esforço integrado das forças e órgãos envolvidos. Um trabalho que acontece desde a segurança na logística de distribuição das provas aos locais de realização do certame”, disse o coronel.